Praça Benedito Calixto inspira álbum de chorinho

O grupo Vitor Lopes e Chorando as Pitangas chegou com “Um Passeio pela Benedito Calixto” ao segundo álbum, com o mesmo sucesso do anterior

 

Especial para a rádio UOL

 

Galera: vamos começar a atualização de hoje do Barulho d’Água Música dedicando atenção a um álbum que não é de violeiro,  mas que traz um sabor também brasileiro, e neste caso paulistano, das nossas mais representativas águas, o chorinho. Trata-se do segundo trabalho do Vitor Lopes & Chorando as Pitangas, do comecinho de 2013, lançado pela Lua Music. O título do disco é Um passeio na Benedito Calixto.

Para quem ainda não sabe Benedito Calixto é o nome da praça do bairro de Pinheiros que todo paulistano e quem mora por perto de Sampa curte, principalmente aos finais de semana, reduto de muita gente boa, de malucos e de cada figura! E de uma feira de antiguidades que vende de tudo o que é “tranqueira”, de moedas do tempo do Império a uniformes militares ianques, passando por cristaleiras, espelhos, canivetes, brinquedos, pôsteres. A BC é cercada de sebos, de botecos e de restaurantes onde dá para gente de todos os bolsos gastar, comer e beber decentemente (ou ao menos tomar um prosaico café) entre uma compra e outra de um treco para a casa, ou para uma alma do peito, ou do coração. Ah, tem a canseira que é estacionar! E, dependendo da muvuca, a ginástica que é caminhar entre as barracas! Ainda assim eu recomendaria como um programinha familiar básico, que, depois, pode ser esticado para outro canto, de Pinheiros, mesmo, ou da Madá.

Bom, mas o assunto é o disco de chorinho. Então, abaixo vai, para quem quiser saber mais e se interessar, a ficha de apresentação da obra, da própria Lua Music:

1620441_682894081774965_2133439060_nUm Passeio na Benedito Calixto é nome do segundo CD do grupo Vitor Lopes e Chorando as Pitangas, gravado pela Lua Music. Tendo como fonte de inspiração a mais charmosa feira de antiguidades e artesanato de São Paulo, o trabalho é uma homenagem aos artistas populares que dão vida à praça. As barracas coloridas, o murmúrio dos transeuntes, o cheiro das guloseimas, tudo serve de motivação para o quinteto paulista. Com um repertório sofisticado e variado executado com precisão e delicadeza, o Chorando as Pitangas traz um sopro de novidade ao universo da música instrumental brasileira. Com improvisos inspirados, passagens virtuosísticas, muito balanço e o timbre inconfundível da harmônica de boca, a simpática gaitinha, o CD tem uma surpresa a cada faixa. Misturando os ruídos da própria praça ao som das músicas gravadas em estúdio, o ouvinte tem a sensação de realmente estar caminhando pela Benedito! Então, respire fundo, relaxe, e se deixe levar por esse passeio à raiz da cultura popular brasileira!”

 

BCalixto
As barracas da praça famosa de Pinheiros vendem de tudo, de brinquedos a espelhos, moedas antigas, roupas descoladas e guloseimas

 

Anúncios

Uma resposta para “Praça Benedito Calixto inspira álbum de chorinho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s