Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

De Cuiabá, Daniel de Paula, uma talentoso sopro de viola de cocho

1 comentário

daniel de paula

Daniel de Paula recebeu do IBVC uma das estatuetas da edição de 2013 do Prêmio Rozini (categoria “Outras Vertentes) pelo álbum que gravou tocando viola de cocho (Foto: Marcelino Lima)

Para a galera que curte música de viola, o Barulho d´Água Música apresenta Daniel de Paula, nascido em Tangará da Serra (MT), mas desde muito cedo residente na capital do estado, Cuiabá . Daniel de Paula toca viola de cocho, instrumento tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) produzido na região da bacia do rio Paraguai, baixada cuiabana e Pantanal, incluindo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Singular quanto à sua forma e sua sonoridade, produzida de forma artesanal com matéria prima encontrada no ecossistema regional, a confecção se processa a partir de um tronco de madeira esculpido a seu formato peculiar e escavada na parte que vem a ser a caixa de ressonância. Em geral possui cinco cordas de nylon, em particular linha de pesca de vários diâmetros, cuja afinação varia entre os sistemas “canotio preso” e “canotio solto” “rio acima” e “rio abaixo”.

A habilidade de tocar este instrumento rendeu a Daniel de Paula uma das estatuetas do 3º Prêmio Rozini de Excelência de Música de Viola, em reconhecimento à gravação do disco  Lufada em Viola de Cocho, entregue em 17 de junho de 2013 no Memorial da América Latina pelo Instituto Brasileiro de Viola Caipira. O álbum foi agraciado na categoria Outras Vertentes e tem entre as faixas Papo de Viola, destacada para compor uma das obras primas do paulista  Levi Ramiro, Prosa na base do Ponteio. O mato-grossense também emplacou Curva de Rio entre os finalistas do 2 º Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, de 2006, e a própria  Lufada em Viola de Cocho no Prêmio Syngenta anterior.

Confira nos linques abaixo como é o som da viola de cocho executada pelo próprio Daniel de Paula, cujo endereço para contato é danielvioladecocho@gmail.com

utm_source=soundcloud&utm_campaign=share&utm_medium=facebook

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Um pensamento sobre “De Cuiabá, Daniel de Paula, uma talentoso sopro de viola de cocho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s