Circuito Dandô chega em Araguari e em Uberlândia com Katya Teixeira, João Arruda, Erick Castanho e André Salomão

10556294_10203578647660180_1340158933798218814_n 936075_789475581086420_6841169022817148199_n

 

 

As cidades mineiras de Uberlândia e de Araguari entraram no roteiro de apresentações do “Dandô, Circuito de Música Dércio Marques”, projeto idealizado por Katya Teixeira, cujo patrono é um dos mais significativos artistas populares que o Brasil já viu brotar em todos os tempos. Para as edições deste mês, Katya convidou João Arruda, de Campinas, e dividirá o palco com ele em ambos os municípios, a partir das 20 horas.

Em Uberlândia, a cantoria terá Erick Castanho como anfitrião na sexta-feira, 25, e está marcada para o Átrio, localizado na avenida Afonso Pena, 3538. Araguari vai recepcionar Katya e Arruda no dia seguinte, quando o anfitrião será André Salomão, na Casa de Cultura Abdalla Memeri (rua Coronel José Ferreira Alves, 1098).

Katya Teixeira é cantora, compositora e instrumentista que cresceu no seio de uma família de músicos. Empreende a carreira em perfeita sintonia com a energia telúrica, fortemente influenciada pelo folclore e pela música latina, trabalho que gera uma síntese ecológica e consegue promover admirável encontro com a riqueza musical oculta ou esquecida em várias regiões do país. Seguindo sem concessões a trilha de uma proposta musical definida, que é a de pesquisar e mesclar a cultura dos povos de todo o mundo como um reflexo do Brasil, Katya Teixeira guarda um repertório variado, harmonizando voz, violão e rabeca acompanhados de violões, bandolins e percussão, obtendo assim timbres e nuances de grande beleza.

A discografia em vinte anos de estrada registra os álbuns Katxerê, Feito de Cordas e Cantigas, Lira do Povo e 2 Mares, este em parceria com araguarino Luiz Salgado. A voz e arte dela também enriquecem os discos de diversos amigos cantores, seja por meio do seu canto, seja pelos desenhos e projetos gráficos dos encartes que assina.

Ao idealizar o “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, Katya Teixeira pensava em fomentar a circulação de música por todo o país, reunindo artistas de várias regiões para criar um intercâmbio e gerar novas plateias. Quem já se apresentou desde 2013 possui trabalhos reconhecidos, mas poderia ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso a música de qualidade produzida fora da “grande mídia” nacional.

Um artista saindo de cada cidade e passando por todos os pontos do circuito em uma caravana contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente 1h30. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.

JOÃO ARRUDA

Músico, violeiro e produtor fonográfico, João Arruda é considerado um dos jovens promissores músicos da linha da viola brasileira. Nascido em Campinas (SP), comprometeu-se com a valorização e a recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como de outros países. Seu trabalho está presente em mais de 15 álbuns nos quais atuou como artista convidado.

Arruda participou da IV Mostra da Canção Brasileira Independente (Centro Cultural Banco do Nordeste) e em sua trajetória constam ainda turnês pelo Brasil e exterior. Com o grupo de Pífanos Flautins Matuá, por exemplo, integrou o projeto “Samarro´s Brazil” realizando shows na França e Itália. Em trabalho solo, percorreu a Argentina com seu show “Entre violas e couros”. É, ainda. idealizador e curador do projeto musical “Arreuní”, que promove encontros mensais com diversos artistas brasileiros e convidados estrangeiros, entre os quais a argentina Maryta de Humahuaca. Em 2007 gravou “Celebrasonhos” e seu mais novo trabalho é “Venta Moinho”, lançado em 2013.

Katya Teixeira e João Arruda também vão cantar no domingo, 27, desta vez na Catedral das Artes, em Goiânia, a partir das 17 horas, com participação de Vitor Batista. O endereço é Rua Campo Verde, 15, Bairro Santa Genoveva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s