Pereira da Viola abre “Com a Corda Toda”, do SESC de São Carlos

1476121_627695890628118_926288970_n
Pereira da Viola é um dos talentosos violeiros que representam a cultura popular e os costumes de Minas Gerais (Foto: Marcelino Lima)

Pereira da Viola, um dos cantores e compositores mais destacados de Minas Gerais, será a atração nesta sexta-feira, 8 de agosto, do projeto “Com a Corda Toda”, que o SESC de São Carlos promoverá como uma das atividades do “Mês da Cultura Popular”, com ênfase no Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto.

A apresentação está marcada para começar às 20 horas, sem cobrança de entrada. Em 22 de agosto, o palco estará reservado a Paulo Freire, de Campinas. Já para o dia 29 o público terá a oportunidade de ouvir Rodrigo Zanc, que reside em São Carlos.

A obra de Pereira da Viola está registrada em álbuns como Tawanará, Viola Étnica, Apkalô e Pote, este gravado em parceria com o conterrâneo de Olhos d’Água, Wilson Dias. Os trabalhos autorais conservam as características marcantes da história pessoal vivida na comunidade Vale do Mucuri (MG)*, local no qual cresceu e onde assentam suas raízes. Suas composições são permeadas pela riqueza poética, melódica e diversidade rítmica da música regional e da cultura popular, com traços marcantes de religiosidade e de elementos presentes em festejos tradicionais.

De São Carlos, Pereira da Viola viajará até Campinas, onde encontrará Wilson Dias para mais uma edição do projeto “Arreuni”, que João Arruda organiza mensalmente no Centro Cultural Casarão do Barão, distrito de Barão Geraldo. Ao lado do anfitrião, e contando ainda com participação de Tião Mineiro, a dupla cantará e tocará seus instrumentos neste domingo, 10, a partir das 19 horas. Ao final do show, a plateia contribui com o valor que puder dispor, depositado em um chapéu.

 Programação do projeto “Com a Corda Toda”, sempre às sextas-feiras, às 20 horas

8 de agosto, Pereira da Viola/22 de agosto, Paulo Freire/29 de agosto, Rodrigo Zanc

*O Vale do Mucuri abrange uma área de 23.221,40 km² e é composto por 27 municípios: Águas Formosas, Carlos Chagas, Crisólita, Franciscópolis, Machacalis, Malacacheta, Nanuque, Novo Oriente de Minas, Pavão, Poté, Serra dos Aimorés, Umburatiba, Teófilo Otoni, Ataléia, Bertópolis, Campanário, Caraí, Catuji, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Itambacuri, Ladainha, Ouro Verde de Minas, Pescador, Santa Helena de Minas e Setubinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s