Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Katya Teixeira visita RS após cantorias na Casa dos Cordéis e no Centro Cultural Vergueiro

3 Comentários

 

Ka 1

Katya Teixeira e Cássia Maria demonstraram virtuosidade, cantando e tocando com afinidade cantigas do Brasil e dos povos latinos, como “La Jardineira”, de Violeta Parra (Foto Elisa Espíndola)

A cantora e compositora Katya Teixeira está fazendo as malas para viajar até o Rio Grande do Sul, estado no qual fará várias apresentações e oficinas, com participações de artistas locais. A turnê começará pela capital gaúcha, Porto Alegre, na quinta-feira, 14. A partir das 19h30, a autora do álbum “Katxerê” e idealizadora do projeto “Dandô – Circuito de Músicas Dércio Marques” ocupará o palco do Centro Cultural Érico Veríssimo, recepcionada por Demétrio Xavier. O giro de Katya Teixeira chegará até Rio Grande, município no qual estará entre os dias 19 e 20, no Teatro CIDEC-Sul, a convite da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Ka 6

Katya Teixeira é grata ao carinho que vem do público e canta sempre sorridente, com entusiasmo e bom humor (Marcelino Lima)

Antes de embarcar de malas e cuia (de chimarrão), levando os instrumentos que trata por nomes como “Rê”, “Ciça”, e “Patativa Bochudinha”, Katya Teixeira será uma das atrações do Mutirão do Acolher”, evento que será realizado a partir das 19 horas deste sábado, 9 de agosto, com renda  revertida para a construção de um telhado no teatro da “Casa dos Cordéis”, em Guarulhos (SP). Depois da passagem pelo sul, os fãs de Ubatuba (SP) e cidades vizinhas poderão vê-la em 23 de agosto durante a festa de encerramento do IV Mês da Cultura Popular do Projeto Tamar. O show se chamará “Assim na Serra como no Mar” está previsto para começar às 20 horas e Katya animará os presentes em companhia de Luís Perequê, Renata Marques e Negão dos Santos.

Show com Cássia Maria e André Venegas

Ka 12a

Cássia Maria fez soar forte pelo CCV seus tambores e pandeiro e também cantou as músicas do repertório (Marcelino Lima)

Katya Teixeira fez na quinta-feira, 7, uma de suas mais fulgurantes apresentações do ano, desta vez ao lado da percursionista Cássia Maria, integrantes do grupo “Vozes Bugras”. Por mais de uma hora, com a sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo, tomada por amigos e familiares, Katya cantou músicas de sua discografia que, além de Katxerê, inclui ainda Feito de Cordas e Cantigas”, Lira do Povo” e “2 Mares”, este gravado em parceria com Luiz Salgado (Patos de Minas/MG). Mestres e artistas que influenciaram a carreira dela receberam homenagens e foram citados com gratidão.

O público ouviu um repertório dos mais variados e ricos, que incluiu canções dos argentinos Atahualpa Yupanqui e Mercedes Sosa, da chilena Violeta Parra e do grupo brasileiro Tarancón. “Passarinheiro”, de Jean Garfunkel e Pratinha, “Maria, Estrela e Gerais”, que Amauri Fallabela e Chico Branco compuseram, e “Canto Lunar”, de Denise Emmer também constaram na lista da cantoria.

Em determinado momento do show, Katya Teixeira declarou que estava chegando de um giro por Goiás, para onde viajara com João Arruda, e que, às vésperas de entrar em contato com outros elementos da cultura nacional, deslocando-se agora para o Rio Grande do Sul, descobriu que “nem vivendo dez encarnações é possível conhecer tudo o que o Brasil tem de bonito”. Para nossa sorte, nós do Barulho d’Água Música e muitos dos nossos seguidores e amigos que a tratam com reverência e paixão precisamos apenas da atual vida para conhecê-la e ter a honra de desfrutar dos sorrisos, da doçura, da simpatia, da generosidade, do bom humor e da alegria com os quais ela ocupa e se coloca nos palcos e trata aos muitos amigos após as apresentações.

ka 3

Katya Teixeira fez agradecimentos aos mestres e aos parceiros da carreira  e homenageou Athaualpa Yupanqui e Mercedes Sosa (Elisa Espíndola)

Na apresentação do Centro Cultural São Paulo, abrilhantado não com menor grandeza também por Cássia Maria, a plateia ainda pode curtir como “bis” a “canja” de André Venegas, integrante dos “Barbatuques” e marido de Katya Teixeira. Vale a pena registrar, ainda, com muita gratidão, que Katya Teixeira abençoou a imagem de São Gonçalo do Amarante, mascote e padroeiro também deste blog dedicando ao santo festeiro versos de “Meu São Gonçalo”, faixa presente em “2 Mares”.

10532789_4325324066956_1876475228858203797_n10522636_4325327907052_4573209658012183147_n

Legenda para as imagens:

Na hora do “bis” Katya convidou ao palco André Venegas, do Barbatuques. Depois do show, cantou para abençoar a imagem de São Gonçalo do Amarante que o blog adotou como patrono

Fotos: Elisa Espíndola (palco) e Marcelino Lima

Agenda de Katya Teixeira em agosto

14, 19h30, Centro Cultural Érico Verissimo, anfitrião Demétrio Xavier, Porto Alegre (RS) 

15, 19h30, Katya Teixeira, Paulo Guerra e João Laner, com participação de Ginacarlo Borba, Auditório Ivo José Stein, Soledade/ RS

19 e 20, Katya Teixeira, Show e oficina, Universidade Federal do Rio Grande, Teatro CIDEC- Sul – Campus Carreiros – Rio Grande/ RS

23, 20 horas, Encerramento do IV Mês da Cultura Popular (Projeto Tamar), show Assim na Serra como no Mar com Luís Perequê, Kátya Teixeira, Negão dos Santos e Renata Marques, Ubatuba/SP

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

3 pensamentos sobre “Katya Teixeira visita RS após cantorias na Casa dos Cordéis e no Centro Cultural Vergueiro

  1. Adorei Marcelino e Andreia, valeu… vida longa ao Barulho D´Água!!!!! Bjkas aqui do sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s