Quarteto Pererê e Letícia Torança apresentam “Tocata Armorial” com clássico de Villa Lobos em SP

Geralw
Tchelo Nunes, Edson Tadeu, Francisco Andrade, Alessandro Ferreira e Letícia Torança tocaram e cantaram peças do grupo, de Antônio Madureira e Villa-Lobos (Fotos: Marcelino Lima)

Alessandro Ferreira (violão 7 cordas), Edson Tadeu (gaita), Francisco Andrade (viola caipira e violão) e Tchelo Nunes (violino) integram o “Quarteto Pererê”, que se dedica à interpretação da música instrumental brasileira por meio de uma inusitada combinação de timbres e escolhas estéticas que colocam a tradição sertaneja em diálogo com a música de câmara de recorte erudito, resultando numa busca sonora imaginativa e alegórica cuja proposta permite a interação entre música e a poesia popular de múltiplos Brasis. Formado em comemoração aos 80 anos da Semana de Arte Moderna, o grupo paulistano abriu no sábado, 23, a programação do projeto “Um baile das quatro artes”, proposta da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo. Com a participação da cantora Letícia Torança, o Quarteto Pererê apresentou “Tocata Armorial”, por meio do qual vem celebrando a primeira década da marcante trajetória.

Tchelow

GaitawViolasw

O show ocorreu na Praça das Artes, espaço situado na avenida São João, 281, no Centro paulistano. O repertório reuniu composições dos dois discos do Quarteto Pererê (“Ebulição”, lançado na Holanda, em 2004, e no Brasil, em 2005; e “Balaio”, de 2009), além de músicas do próximo ao qual os quatro integrantes já estão se dedicando. “Saci Armorial”, título do novo trabalho, dialogará com a obra do Quinteto Armorial, um dos expoentes no campo da música que mais representaram o Movimento Armorial, liderado pelo escritor Ariano Suassuna na década dos anos 1970. As faixas evocam múltiplas sonoridades e manifestações populares, num movimento musical antropofágico entre tradição e modernidade, entre o local e o universal.

Publicow

Uma das faixas que estará em “Saci Armorial” é “Canto da Yara”, de Alessandro Ferreira. O autor, Edson Tadeu, Francisco Andrade e Tchelo Nunes, ao tocá-la, contaram com o vocal de Letícia Torança. A cantora também dançou ao longo da sua apresentação e ainda se destacou em “Saga de Tropeiro, de Francisco Andrade, e “Baião para quando eu quiser” (Heitor Dantas), durante a qual utilizou um chocalho. Dos dois discos, o “Quarteto Pererê” trouxe entre outras “Istampita Palamento”, primeira música do gênero instrumental, de autoria anônima, surgida na Europa, no século XIII, presente no “Balaio”. Já “Suíte Sacizística”, dos quatro, figura em “Ebulição”. A plateia ouviu ainda “Estrada Mágica” (Tchelo Nunes), “Stravinsky no sertão” (Alessandro Ferreira) e “Maracatu de uma perna só” (Sérgio Leal). Para o encerramento, Revoada”, de Antônio Madureira, do disco “Do galope ao sertão nordestino”, do Quinteto Armorial. O “bis”, com arranjos especiais do grupo, cantada por Letícia, foi a famosa “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos.

Legenda para as fotos:

Tchelo Nunes (violino), Alessandro Ferreira (violão), Edson Bastos (gaita), Francisco Andrade (viola caipira e violão), Letícia Toranza e um ouvinte com a filha

Para conhecer o trabalho do Quinteto Armorial e baixar a discografia do grupo acesse:

http://quadradadoscanturis.blogspot.com.br/2014/04/quinteto-armorial-discografia-completa.html

????????

Anúncios

3 respostas para “Quarteto Pererê e Letícia Torança apresentam “Tocata Armorial” com clássico de Villa Lobos em SP”

    1. Boa tarde, dona Jurema e obrigado pelo contato com o blog. Conhecemos a Letícia e, de fato, gostamos muito do estilo dela cantar e dançar, acrescentando tanto um toque de magia, quanto de sensualidade e mistério nas peças apresentadas pelo Quarteto Pererê! Em relação aos outros sobrinhos, quais são eles, por favor? Parabéns pela família talentosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s