Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Mineiro de Salinas, Joaci Ornelas completa mais um ano de vida hoje

Deixe um comentário

Joaci Ornelas é natural de Salinas (MG)

Joaci Ornelas é natural de Salinas (MG)

Hoje, 16 de setembro, está fazendo aniversário o músico Joaci Ornelas, mais uma pedra preciosa entre as tantas joias que Minas Gerais dá ao país entre tantos virtuosos violeiros, cantores e compositores. Joaci Ornelas nasceu em Salinas, município do Vale do Jequitinhonha, de onde saiu para Belo Horizonte. Na capital mineira, desenvolveu estudou de teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes. Com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira aprendeu as técnicas de dedilhar o violão. Depois, influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas, tornou-se autodidata em viola caipira.

A viola está ligada a carreira de forma essencial, seja para apresentar traduções de peças renascentistas e barrocas, seja executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior das Alterosas ou em suas próprias composições.  Em 2006 gravou “Andejo”,  resultante de pesquisas sobre a cultura popular no Vale do São Francisco e Jequitinhonha, que reúne 16 faixas com músicas de sua autoria e em parceria com o poeta, escritor e jornalista João Evangelista Rodrigues. Em novembro de 2013, ao lado de Wilson Dias, Chico Lobo, Pereira da Viola, Bilora Violeiro e Gustavo Guimarães esteve em São Paulo para apresentar o concerto do grupo VivaViola, movimento de valorização e difusão da música por meio de dois álbuns da série VivaViola, 60 cordas em movimento, que também tem a participação de João Evangelista.
vivaviola

Da esq. para a dir.: Gustavo Guimarães, Bilora Violeiro, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias e Joaci Ornelas, em apresentação na cidade de São Paulo (Fotos: Marcelino Lima)

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s