Fernando Caselato dá sequência ao projeto “Caldos com Sons Brasileiros”

Caselato
Fernando Caselato

Em mais uma rodada do projeto “Caldos com Sons Brasileiros”, o SESC trará à unidade Osasco nesta quinta-feira, 18, Fernando Caselato. Violeiro e instrumentista ganhador do prêmio revelação nacional da viola instrumental em 2004, Fernando Caselato acumula participações em oficinas, encontros, festivais e concursos nos quais sempre se destaca e participa das gravações dos álbuns que terminam por reunir os melhores trabalhos apresentados durante os eventos, tais como os discos “Ao vivo no teatro Alfa em São Paulo” e o “2º Circuito Syngenta de Viola Instrumental” (este, de 2009, antológico pelo conjunto de revelações que elenca), sem contar inúmeros shows nas demais unidades do SESC e trabalhos como arranjador e compositor de trilhas e programas de rádio e de televisão.

A discografia de Fernando Caselato conta com o sugestivo “Pé de Viola” (2005), no qual com sua bem temperada viola brasileira toca ritmos típicos das vertentes caipira e regional do Brasil onde tudo, se bem plantando bem e cultivado com apuro, rende, como toada, rasqueado, chamamé, cateretê, batuque, pagode de viola, arrasta-pé, baião, maracatu e o choro, com arranjos ora marcados pela simplicidade, ora de rara sofisticação.

Cordas Brasileiras

Em 2012, com o Quarteto Tau, assinou “Cordas Brasileiras”, projeto inédito produzido por Paulo Bellinati que casou a viola brasileira e quatro violões para traçar um panorama da música brasileira desde Ernesto Nazareth, passando por Angelino de Oliveira e Garoto, até encontrar preciosidades do próprio Bellinati e Weber Lopes, mais jovens compositores como Chico Saraiva, Emiliano Castro e Daniel Murray. “Além das músicas e das belas interpretações e arranjos, este grupo apresenta um CD que confirma o que eu mais gosto: alegria, com cara e jeito de música muito bem tocada, sem nenhuma formalidade na escrita” declarou Egberto Gismonti.

Ainda em 2012, agora com as bênçãos de Swami Júnior, chega o cedê autoral “Solo das Cores”, mostra das recentes composições e arranjos de sua autoria. Para a gravação, Fernando Caselato reuniu além de Swami Júnior, Luiz Guello, Chico Saraiva, Daniel Murray, Alexandre Ribeiro e Julio César.

Sopa e viola

O projeto “Caldos com Sons Brasileiros” ocorre sempre às quintas-feiras no “Deck da Cafeteria”, a partir das 19 horas. Enquanto rola a apresentação dos convidados, o público pode degustar a sopa da ocasião, vendida ao preço único de R$ 6,50; se houver necessidade devido a instabilidades climáticas como chuva ou frio, o show é transferido para a Tenda 1. Neste mês de setembro já passaram pelo palco Wolf Borges e Cláudio Lacerda. Para encerrar a agenda do mês de setembro, o SESC escalou o violeiro Índio Cachoeira, um dos mais renomados do meio, que vai se apresentar no dia 25.

O SESC Osasco fica na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, no jardim das Flores, a 1.000 metros da estação Comandante Sampaio da CPTM. Para quem for de carro há estacionamento gratuito.

TAU
Quarteto Tau, com Caselato ao centro

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s