Em mais uma rodada do projeto “Caldos com Sons Brasileiros”, o SESC trará à unidade Osasco nesta quinta-feira, 18, Fernando Caselato. Violeiro e instrumentista ganhador do prêmio revelação nacional da viola instrumental em 2004, Fernando Caselato acumula participações em oficinas, encontros, festivais e concursos nos quais sempre se destaca e participa das gravações dos álbuns que terminam por reunir os melhores trabalhos apresentados durante os eventos, tais como os discos “Ao vivo no teatro Alfa em São Paulo” e o “2º Circuito Syngenta de Viola Instrumental” (este, de 2009, antológico pelo conjunto de revelações que elenca), sem contar inúmeros shows nas demais unidades do SESC e trabalhos como arranjador e compositor de trilhas e programas de rádio e de televisão.
A discografia de Fernando Caselato conta com o sugestivo “Pé de Viola” (2005), no qual com sua bem temperada viola brasileira toca ritmos típicos das vertentes caipira e regional do Brasil onde tudo, se bem plantando bem e cultivado com apuro, rende, como toada, rasqueado, chamamé, cateretê, batuque, pagode de viola, arrasta-pé, baião, maracatu e o choro, com arranjos ora marcados pela simplicidade, ora de rara sofisticação.
Em 2012, com o Quarteto Tau, assinou “Cordas Brasileiras”, projeto inédito produzido por Paulo Bellinati que casou a viola brasileira e quatro violões para traçar um panorama da música brasileira desde Ernesto Nazareth, passando por Angelino de Oliveira e Garoto, até encontrar preciosidades do próprio Bellinati e Weber Lopes, mais jovens compositores como Chico Saraiva, Emiliano Castro e Daniel Murray. “Além das músicas e das belas interpretações e arranjos, este grupo apresenta um CD que confirma o que eu mais gosto: alegria, com cara e jeito de música muito bem tocada, sem nenhuma formalidade na escrita” declarou Egberto Gismonti.
Ainda em 2012, agora com as bênçãos de Swami Júnior, chega o cedê autoral “Solo das Cores”, mostra das recentes composições e arranjos de sua autoria. Para a gravação, Fernando Caselato reuniu além de Swami Júnior, Luiz Guello, Chico Saraiva, Daniel Murray, Alexandre Ribeiro e Julio César.
Sopa e viola
O projeto “Caldos com Sons Brasileiros” ocorre sempre às quintas-feiras no “Deck da Cafeteria”, a partir das 19 horas. Enquanto rola a apresentação dos convidados, o público pode degustar a sopa da ocasião, vendida ao preço único de R$ 6,50; se houver necessidade devido a instabilidades climáticas como chuva ou frio, o show é transferido para a Tenda 1. Neste mês de setembro já passaram pelo palco Wolf Borges e Cláudio Lacerda. Para encerrar a agenda do mês de setembro, o SESC escalou o violeiro Índio Cachoeira, um dos mais renomados do meio, que vai se apresentar no dia 25.
O SESC Osasco fica na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, no jardim das Flores, a 1.000 metros da estação Comandante Sampaio da CPTM. Para quem for de carro há estacionamento gratuito.