Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Festa de aniversário de São Miguel Paulista terá Edvaldo Santana

Deixe um comentário

Edvaldo Santana

Edvaldo Santana, nascido em São Miguel Paulista, é a atração de mais uma festa de aniversário do bairro da ZL paulistana (Foto: Marcelino Lima)

O bairro de São Miguel Paulista, que alguns historiadores apontam teria começado a se formar a partir de 1560 na hoje Zona Leste de São Paulo, está em festa por mais um aniversário.

Parte das atividades pela efeméride será comemorada neste sábado, 20, quando os moradores terão a oportunidade de rever o ilustre filho do distrito, o cantor e compositor Edvaldo Santana, tocando e cantando alguns de muitos dos seus sucessos. A apresentação está marcada para começar às 20 horas, na praça Fortunato da Silveira, ou Morumbizinho, defronte à Unicsul. Não haverá cobrança de entrada e de acordo com o Edvaldo Santana “quem quiser chegar é bem chegado”.

Edvaldo Santana está completando 40 anos de uma bem trilhada carreira marcada pela independência e pela irreverência, qualidades que para muitos fariam dele um dos “malditos” do cenário musical brasileiro. Suas músicas, de autoria própria ou em parceria com expoentes como Paulo Leminski, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção e Ademir Assunção são brados de resistência de minorias e de valorização da cultura popular, normalmente marginalizadas pela grande mídia.

Em sete álbuns já gravou sambas, xotes, blues, baiões e baladas sempre com muita ginga, arranjos bem elaborados e letras criativas e contundentes que não fazem concessões e visitam o Brasil de Norte a Sul. “Jataí”, o mais recente, vem sendo um sucesso de crítica e de recepção junto aos fãs e, caso existissem critérios rigorosos e mais sérios para julgamento das obras fonográficas, com certeza ganharia importantes prêmios.

 

smiguel45

Duas vistas de S. Miguel Paulista: a estação de trens, em 1945… (acervo de Antonio Soukhef)

sao miguel do alto 011

… e o bairro, em foto de 2013, visto do alto: primórdios são de 1560, dizem historiadores.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s