
Edvaldo Santana, nascido em São Miguel Paulista, é a atração de mais uma festa de aniversário do bairro da ZL paulistana (Foto: Marcelino Lima)
O bairro de São Miguel Paulista, que alguns historiadores apontam teria começado a se formar a partir de 1560 na hoje Zona Leste de São Paulo, está em festa por mais um aniversário.
Parte das atividades pela efeméride será comemorada neste sábado, 20, quando os moradores terão a oportunidade de rever o ilustre filho do distrito, o cantor e compositor Edvaldo Santana, tocando e cantando alguns de muitos dos seus sucessos. A apresentação está marcada para começar às 20 horas, na praça Fortunato da Silveira, ou Morumbizinho, defronte à Unicsul. Não haverá cobrança de entrada e de acordo com o Edvaldo Santana “quem quiser chegar é bem chegado”.
Edvaldo Santana está completando 40 anos de uma bem trilhada carreira marcada pela independência e pela irreverência, qualidades que para muitos fariam dele um dos “malditos” do cenário musical brasileiro. Suas músicas, de autoria própria ou em parceria com expoentes como Paulo Leminski, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção e Ademir Assunção são brados de resistência de minorias e de valorização da cultura popular, normalmente marginalizadas pela grande mídia.
Em sete álbuns já gravou sambas, xotes, blues, baiões e baladas sempre com muita ginga, arranjos bem elaborados e letras criativas e contundentes que não fazem concessões e visitam o Brasil de Norte a Sul. “Jataí”, o mais recente, vem sendo um sucesso de crítica e de recepção junto aos fãs e, caso existissem critérios rigorosos e mais sérios para julgamento das obras fonográficas, com certeza ganharia importantes prêmios.