Índio Cachoeira e Ricardo Vignini encerram projeto “Caldos com Sons Brasileiros” em Osasco

Nova Imagem 2www
Ricardo Vignini e Índio Cachoeira ouviram o pedido dos fãs franceses e agora vão mostrar ao público de Osasco as músicas de “Viola Caipira – Duas Gerações”, lançado em junho (Foto: Marcelino Lima)

O SESC Osasco vai encerrar na quinta-feira, 25, o projeto “Caldos com Sons Brasileiros”, recebendo a partir das 19 horas os aclamados violeiros Índio Cachoeira (Alfenas/MG) e Ricardo Vignini (São Paulo/SP), no Deck da Cafeteria. Junta, a dupla  já realizou dezenas de apresentações pelo país e no exterior, e, recentemente lançou  “Viola Caipira, Duas Gerações”, álbum que evidencia uma sintonia mais do que fina, perfeita.

Índio Cachoeira, hoje reconhecido como um dos maiores ases do instrumento, era motorista de ônibus em Guarulhos (SP), recém-saído da dupla Cacique e Pajé quando conheceu Vignini. O amigo paulistano é, por sinal, quem produziu três discos e um DVD de Índio Cachoeira. O público de Osasco, por sinal, conhece muito bem a maestria deste virtuose cabeludo, que usa óculos de aros redondos e se traja como um autêntico roqueiro. Em duas edições do “Caldos com Sons Brasileiros”, Vignini, ao lado do companheiro Zé Helder, apresentou músicas do álbum “Moda de Rock, Viola Extrema”, bem elaborada fusão do mais puro rock por meio de clássicos de Pink Floyd, Iron Maiden, Sepultura, Led Zepellin com a viola caipira. O trabalho até já apelidado como “Woodstock Rural” é de 2011, bateu recordes de vendas nos Estados Unidos e, em breve, ganhará o segundo volume, agora com novas versões para sucessos do Dire Straits, dos Rolling Stones, e do Ramones.

Vignini e Índio Cachoeira, são, portanto, da mesma tribo. Em 2012, durante um giro de ambos pela França, ouviram pedidos de gravação de um disco que consolidasse a afinada parceria. “Viola Caipira, Duas Gerações”, assim, acabou lançado em 1º de junho, no SESC Belenzinho. O disco tem a marca de Índio Cachoeira em “Bailado Andino”, “Suindara”, “Visitando o Oriente”, “Pagode de Gibão” ou “Prelúdio Caboclo”, em que ele transita do popular ao clássico com claras referências ao Nordeste, aos países ibero-americanos, aos povos mouros e orientais. Vignini assina a tupiniquim-erudita “Suite Queiroz”, dividida em duas partes (A, “Guaiçara”, e B, “Caviuna”), e, “De butuca”. Ambos ainda trazem uma nova leitura para “La Paloma”, de Sebastian Iradier e Salaverri, e “Moliendo Café, do folclore venezuelano legado por Hugo Blanco e José Manzo Perroni. “Viola de Chumbo”, composição de ambos, fecha “Viola Caipira, Duas Gerações”, que ainda oferece o “Galope Beira Corgo”, de Levi Ramiro.

A proposta do SESC durante as apresentações do “Caldos com Sons Brasileiros” é que enquanto cantadores e contadores de causos se revezam no palco, o público deguste caldos quentes e saborosos, vendidos ao preço único de R$ 6,50. Caso seja necessário por conta de chuva ou excesso de frio, a atração é transferida para a Tenda 1. Após a rodada final de 25/09, o projeto dará lugar a partir do dia 02/10 ao denominado “Sambas, petiscos e choros”, sempre às quintas-feiras, no mesmo espaço e horário. O SESC de Osasco fica na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, no jardim das Flores, ao lado do campus municipal da Unifesp. A entrada para os shows e o estacionamento são gratuitos.

 

01625

 

 

“Índio Cachoeira, um violeiro nato”, é o primeiro DVD de Índio Cachoeira e retrata vários momentos da carreira deste mestre da viola que também é luthier.  Filmado no ano de 2009, foi dirigido e produzido por Ricardo Vignini e Eduardo Gaspar, com participações do próprio Vignini e Marcelo Berzotti, ambos da banda Matuto Moderno, Cuitelinho e Carreiro. O Projeto foi realizado Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC. O DVD pode ser encontrado para compra no sítio da distribuidora Ttratore.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s