Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Fernando Tocha, integrante dos Flautins Matuá, faz aniversário

Deixe um comentário

Tocha

Fernando Tocha, integrante do Grupo de Pífanos Flautins Matuá, de Campinas, é o aniversariante de hoje, 02/10, e recebe os parabéns do Barulho d’água Música. Tocha toca flauta transversal e pífano, mas também se entende muito bem com instrumentos de percussão, função que entre os Flautins cabe a Marina Reiter. Os demais colegas são João Arruda (viola); Franco Galvão (zabumba) e Bruno Dutra (pífanos).

grupo já tem 12 anos de estrada e nasceu da vontade de seus membros aprenderem a tocar pífano e de pesquisar as brincadeiras tradicionais brasileiras, à época alunos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde então muitos encontros se deram pelo mundo a fora, incluindo turnês por países da Europa como França e Itália. Em 2010, os Flautins Matuá lançaram o disco “Fuá na cidade, apresentado com a circulação do espetáculo e com o festival de artes “IV Arraiá Matuá”,  sucesso de público e crítica. Promove oficinas e encontros, além de shows como o  “Forró Pifado”,  no qual dividem o palco com outras bandas para fazer um tradicional forró pé-de serra, chamando o público para dançar, com a marca do pífano, em um repertório de levadas de xote, baião, rastapé, coco, cavalo marinho e ciranda, entre outros ritmos.

Para saber mais informações há a página eletrônica http://www.flautinsmatua.com.br

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s