Balaio de Dois volta ao SESC para minitemporada após apresentação em Bistrô do Jaguaré (SP)

 

DSC03310
Paulo Netho e Salatiel Silva, ao fundo, estão na estrada com o “Balaio de Dois” há 15 anos levando alegria e ensinando crianças e adultos por meio de cantigas, trava-línguas, parlendas e vários recursos cênicos, com apoio e participação ainda de Ricardo Kabelo

O poeta e cronista Paulo Netho e o cantor e compositor Salatiel Silva, de São Paulo, vão se juntar a Ricardo Kabelo para uma minitemporada de risos e de fantasias no SESC Campo Limpo, onde vão apresentar entre os dias 12 e 26 o espetáculo “Conversas Diversas”. Paulo Netho e Salatiel Silva formam há quinze anos o “Balaio de Dois”, no qual “Sala”, e agora também Kabelo, tocam e cantam  fazendo o animado fundo musical em apoio às performances magistrais de Paulo Netho durante as “Conversas Diversas”, geralmente não superiores a 60 minutos, “mas que encantam e deixam sequelas irreversíveis em crianças e em adultos para o resto da vida”, costuma dizer Silva. “O Paulo Netho é um poeta, construtor, desconstrutor de palavras e um assustador de crianças”, brinca o músico que toca violão e gaita e vive em crônico estado de transe entre a alegria, o bom humor e a irreverência.

A apresentação do “Balaio de Dois” para as famílias que almoçavam no sábado, 4, no Bistrô & Café Mami, situado no bairro da zona Oeste paulistana Jaguaré (avenida General Mac Arthur, 437, Vila Lageado, Jaguaré, telefone 3567-1697) comprova as palavras de “Sala” e que ambos produzem números altamente recomendáveis para todos os públicos. São eles que compõem as próprias cantigas, poesias e confeccionam outros elementos narrativos e que se agregam,  incluindo as roupas, os objetos e os brinquedos do cenário. A plateia, então, delicia-se com a mistura de teatro, de dança, de mímica, de música, e de recitação de poesia e de outras maneiras de expressão artística contagiantes que ensinam, educam e levam a passeios com a família toda por aspectos da oralidade e da gramática e relativos à cultura popular.

 

DSC033102

 

Os atores/cantores também se apoiam em trava-línguas, parlendas, adivinhas, cantigas  de nomes famosos da literatura, como Manoel de Barros, ou consagradas pelo domínio público, fora as deles próprios. Algumas acabam recriadas para serem adaptadas ao contexto do momento, e, não raro, Paulo Netho ainda demonstra talento e tino para improvisações precisas (como representar com uma cadeira o famoso boi da cara preta temido por crianças que tenham medo de careta) um dos muitos recursos dele para dar vida ao que narra e conta, absolutamente coerentes, como se já fossem parte do script. Os adultos interagem entusiasmados e se deixam levar pelos convites para dançar, pular, fazer ginástica e praticar ou se permitirem outras brincadeiras e estripulias… como se o tempo não tivesse passado e todos estivéssemos de volta ao quintal da infância.

Das malas de geringonças e de invenções da dupla saltam  bichos diversos, bilboquês, bolas coloridas, bonecos, pirulitos “Balaio”, o que acrescenta um gostoso sabor de nostalgia, daquele dos circos mambembes e das antigas companhias teatrais que cruzavam cidades de Norte a Sul, às vezes para apenas uma única exibição ou batendo de porta em porta em busca de espectadores. Os pequenos arregalam os olhos, fixam-nos brilhantes no brincante, reagem aos estímulos e à sonoplastia das cordas de “Sala” e Kabelo, prontamente e muitas vezes de forma surpreendente que desconcerta os próprios protagonistas.

Campos do Jordão

 As rodadas do “Conversas Diversas” no SESC Campo Limpo (rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, telefone 5510-2700, a 500 m da estação Campo Limpo da linha Lilás do Metrô) estão programadas para os dias 12, 18, 19, 25 e 26, a partir das 14h30, todas com entrada franca e sem restrição de idade. Antes, o trio passará por Campos do Jordão (SP), onde ao lado de Vinícius Bini e Gustavo Pompiani farão no dia 11 uma única apresentação de “Ciranda de Cantigas” na festa “Criança Feliz 2014”, que será promovida pela Prefeitura local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s