Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Programa Caminhos Alternativos comemora seis anos e recebe Vozes Bugras

Deixe um comentário

caminhos alternativosw

O programa da CBN, levado ao ar todas as manhãs de sábado, completou seis anos no dia 18, com uma edição especial em São Paulo (Fotos de Marcelino Lima)

O grupo Vozes Bugras (São Paulo/SP) participou neste dia 18 da edição especial do sexto aniversário do programa Caminhos Alternativos, que a CBN paulistana leva ao ar todas as manhãs de sábado. O tema “A vida é uma brincadeira divina e deve ser encarada como um desafio” foi abordado com mediação de Pietra Chaves pelo mestre Satyaprem, o arquiteto e urbanista e o educador Tião Rocha. O evento, ao vivo, no teatro da Fundação Itaú Cultural, também teve participação de plateia, recepcionada com um delicioso café da manhã servido com produtos orgânicos.  Ao final, a produção sorteou entre os presentes sacolas com vários produtos e alimentos orgânicos, como sucos, hortaliças, biscoitos e grãos. Uma delas saiu para o blog.

Neste tempo em que está no ar, o Caminhos Alternativos também vem sendo apresentado por Fabíola Cidral, licenciada para poder dar à luz à filha Marina, que nasceu em São Paulo enquanto transcorria a edição especial.

VBugrasw

Vozes Bugras durante o programa especial de seis anos do Caminhos Alternativos

Tiane Tessorato, Anabel Andrés, Anunciação Rosa, Cássia Maria e Lucimara Bispo representaram na Itaú Cultural o Vozes Bugras, integrado, ainda, por Ully Cosya e Célia Gomes. O grupo vem se destacando pela alegria das apresentações que todas transmitem e que contagia plateias ao som de cantigas, de lendas e de narrativas que fazem parte das tradições culturais do país e do imaginário popular ao longo da história. Uma rica amostra deste trabalho de investigações e pesquisas, por exemplo, é o repertório de Folia, segundo álbum, recentemente lançado e gravado após campanha de financiamento coletivo pela internet.

Pietra Chavesw

Pietra Chaves

 De acordo com Anabel Andrés, neste trabalho cujo tema já está começando a entrar na ordem do dia e do período festivo que se aproxima, a pesquisa começou em 2008 com buscas apuradas junto às fontes de grandes mestres da música brasileira de raiz e divulgadores de nossa rica tradição oral. O objetivo era recolher cantorias e histórias gravadas que revelassem as múltiplas manifestações de devoção que por todo o país celebram o nascimento de Jesus e a visita dos Reis Magos do Oriente ao menino nascido em uma manjedoura em Belém da Judéia, de acordo com o calendário ocidental, em 25 de dezembro.

Clique nos linques abaixo para ouvir a gravação do especial de aniversário e saber mais sobre o Caminhos Alternativos.

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/caminhos-alternativos/CAMINHOS-ALTERNATIVOS.htm

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/caminhos-alternativos/CAMINHOS-ALTERNATIVOS.htm#ixzz3GXklYLEp

Figura 1w

Tião Rocha, Edgar Gouveia Júnior e Satyaprem

Figura 2

O café da manhã oferecido ao público na entrada da Itaú Cultural foi servido com produtos orgânicos

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s