Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Paulo Freire e criadores de saci convidam para shows, bate papos e apresentações em SC, RS e SP

Deixe um comentário

Paulo Freire 3w

Olha a onça: para pegar a pintada bem pegadinha, sem deixar a bicha nem triscar as patas em você, seu moço, vá ver e ouvir Paulo Freire! E leve seu saci de estimação, afinal, ele tem uma perna só, mas de bobo não possui nadinha e deve adorar boa música, prosa agradável e rir gostosamente (Fotos de Marcelino Lima)

O Barulho d’água Música já viu de tudo nesta vida, seu moço, mas de tudo mesmo: fogo fátuo, cão apanhando de gato, homem se desculpando para mulher e até Alemanha 7×1 Brasil. Disco voador, também, e num dia em que uma bola de fogo explodira no céu, justamente no momento em que um dos blogueiros tirava da lagoa um daqueles peixes enormes, que, de tão bitelo e pesado, exigiu que a vara fosse amarrada ao parachoque traseiro do velho “Pois é” para tracionar e tirar o bicho teimoso da água.

Não deu para ver se era bagre, dourado, surubim, cascudo. Mas tinha duas cabeças, por isso exigiu tanto esforço, o que acabou sendo em vão: o danado acabou arrebentando a linha de tanto rabear e lutar, favorecido ainda pelo tranco que o carro deu depois de o susto provocado pelo clarão daquele fogaréu que consumiria as nuvens. O peixe até conseguiria voltar para dentro da água, mas do nada um urso polar apareceu e nhcat!; lá de dentro do carro, vendo toda a cena pelo retrovisor, a gente fazia o sinal da cruz e pisava fundo para cair fora do lugar, deixando as traias todinhas para trás.

Dia destes também presenciamos a apresentação de um violeiro que toca com as mãos invertidas e em cruz,  com o braço do instrumento apontando para baixo e o bojo para riba, ajoelhado de olhos fechados, com as cordas voltadas para a própria barriga… com a viola nas costas! E se você está achando que é exagero, vai ouvindo, vai ouvindo: o artista ainda conta causos que hipnotizam os ouvintes; todo os olhares focado nele, ali, a narrar, em detalhes, cada história que não está em nenhum gibi, almanaque, nem em roteiro de cinema.

Ah, seu moço, o sujeito que escuta, dependendo das crenças que tem, chega a ficar travado, agarrado à cadeira, rói as unhas! O caboclo, ou cabocla, sente um frio na barriga, dispara e sai correndo, é, sim, correndo, sebo nas canelas para não fazer feio ali mesmo, na frente dos outros, tamanho é o medo que passa. E o contador, que por sinal é nascido em 1º de abril, ainda garante com a maior tranquilidade de quem já virou  pintada pelo avesso: tudo o que narra é fato passado, aconteceu mesmo, não é potoca, lorota, nada: é verdade cristalina!

Por ser homônimo um famoso brasileiro, muitos que ouvem falar desta sumidade fazem confusão, pensam que ela lida é com alfabetização por meio de tijolos e de outros métodos empregados fora do quadradinho para ajudar os oprimidos a não só aprenderem a ler e escrever, mas também a adquirir consciência política. Não, não. O blog não está falando daquela ilustre personalidade, embora esta a qual se refere também é mestre, pois igualmente educa, e muito, à medida que ajuda a preservar e a transmitir valores de nossa cultura por meio de pesquisas, canções, livros e sabedoria de quem conviveu no vale do Urucuia (MG) com matutos, pessoas simples, porém dotados de aguçada visão roseana, depois de ter ido beber novos e aprimorar os conhecimentos que já detinha na Europa.

Paulo Freire, residente em Campinas, em síntese, é um dos mais versáteis e virtuosos violeiros e voz corrente da música regional e caipira do país. Depois de se apresentar no Arreuní de 19 de outubro (veja matéria aqui no blog), Paulo Freire iniciou turnê que prosseguirá até o dia 25 pelo Oeste de Santa Catarina. No dia seguinte, estará no vizinho RS. São Paulo também o receberá entre 30 de outubro e 1º de novembro para shows, rodadas de bate-papos e brincadeiras com a criançada acompanhado por criadores de sacis. Veja a agenda abaixo, anote os endereços próximos de sua casa e pinta em um dos eventos para curtir e se divertir! Mas cuidado com o homem do saco: ele pode estar na espreita, aparecer na sua rua e assim como o urso polar…

 Agenda de Paulo Freire (vai anotando, vai anotando…)

paulo freire pb clw

 “Viva o Causo Brasileiro”, em Santa Catarina: 21/10, São Miguel do Oeste; 22/10, Chapecó; 23/10, Xanxerê; 24/10, Joaçaba, sempre às 20 horas;

Encontro de Contadores de História, 25/10, 10 horas, Xanxerê (SC), mais informações nos SESCs de cada cidade;

Show “Viola Brasileira”, 26/10, 18 horas, Santander Cultural Porto Alegre (RS), Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico;

“Imagens do Brasil profundo”, 30/10, 18 horas, bate papo e show de viola na Biblioteca Mário de Andrade (SP), com apresentação e curadoria do Professor Jair Marcatti;

Viola e Saci, SESC Campo Limpo, 31/10, 20 horas; Causos, violas e tudo que você gostaria de saber sobre o nosso tão famoso primata, com José Oswaldo Guimarães, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Saci;

Parque da Água Branca (SP), 01/11, 17 horas, mais uma apresentação com o presidente dos criadores de saci, com a criançada presente, todos de garrafa escura, rolha e peneira, caçando redemoinho e promovendo outras maluquices com a viola

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s