Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Aldy Carvalho lança Cantos d’Algibeira, terceiro álbum da carreira, na Livraria Cortez

Deixe um comentário

Aldy Lançave,towww

Aldy Carvalho está chegando ao terceiro álbum da carreira, que será lançado na Livraria Cortez com as presenças de Waldeck de Garanhuns e de Marisa Serrano (Foto: Marcelino Lima)

Cantos d’Algibeira, terceiro álbum de Aldy Carvalho, selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira, será lançado neste sábado, 1º de novembro, na Livraria Cortez, espaço que sempre abre suas portas para acolher atividades que envolvem artistas populares e, entre outros eventos, desde 2002 promove o Sarau Cortez, dedicado à Literatura de Cordel. Aldy, natural de Petrolina (PE), contará na ocasião com as presenças de Waldeck de Garanhuns e da cantora Marisa Serrano. A entrada é franca e a cantoria está prevista para ocorrer entre 17 e 19 horas. A Cortez fica na rua Bartira, 317, no bairro da zona Oeste paulistana Perdizes, ao lado do campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Aldy Carvalho mescla e condensa em sua obra, de maneira particular, o seu universo de origem, o Nordeste. A paisagem nordestina em canções não estereotipadas resulta em interessante diálogo entre o Sertão — que mistura as mazelas euclidianas, o colorido sonoro de Guimarães Rosa, a alegria farsesca de Ariano Suassuna — e o meio urbano, cujo eixo é a temática universalizada de Manuel Bandeira. 

 “Tive os primeiros contatos com a música por meio do meu pai, João Joaquim L. de Carvalho, compositor, que me despertou o gosto pelo universo popular: a prosa, a poesia, a música e o teatro”, conta Aldy. Suas canções apresentam xotes, baiões, toadas, martelos, emboladas, toadas, modinhas, sagas e fábulas. “Elas são um ajuntado de cantigas e imagens, o lirismo do Sertão, das léguas que andei”.

Além de Cantos d’Algibeira, Aldy Carvalho lançou Redemoinho (1999) e Alforje (2011), trabalhos que receberam elogios da crítica especializada, uma das quais o Barulho d’água Música destaca, apontada por Dirceu Soares no extinto Jornal da Tarde. De acordo com Soares, a música de Aldy “ é diferente do chamado forró, quase sempre vulgar e barulhento demais. Seu canto é sereno, sua voz é limpa, bonita, melodiosa, agradável”.

Aldy 2

Aldy Carvalho também é membro efetivo da Caravana do Cordel, movimento criado em São Paulo em 2009 por artistas de diversas regiões do Brasil que, radicados na cidade de São Paulo, buscam promover a Literatura de Cordel, trazendo-a para o destaque que esta arte requer. Integra a publicação coletiva História das Copas do Mundo em Cordel, e em 2011, assinou os romances No Reino dos Imbuzeiros (premiado  pelo MinC em concurso nacional,  Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré) e A Ganância de um preguiçoso,  com ilustrações do web design  Almir de Carvalho.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s