
Hoje, 31 de outubro, Dia do Saci Pererê, é também data para comemorar o aniversário de Anabel Andrés, uma das sete integrantes do grupo paulistano que canta, dança e encanta o público por onde se apresenta, o Vozes Bugras. Anabel e as companheiras promovem um rico e importante trabalho de resgate, divulgação e valorização da nossa diversificada cultura popular, preservando-a por meio de cantigas, danças e utilização de instrumentos que nos transportam a viagens imaginárias sem limites no tempo e no espaço, evocando o culto ao sagrado, sem no entanto marginalizar elementos presentes em festas ou rituais profanos.
O Vozes Bugras já gravou dois álbuns, o primeiro, com o nome do grupo, e o segundo, Folia, lançado em abril deste ano. A pesquisa para Folia começou em 2008 para recolhimento e compartilhamento de celebrações natalinas. As investigações resultaram em pastoris, lapinhas, folias de reis, bois, lendas e outros gêneros que por sua extensão e riqueza transcendem a época natalina e perenemente nos remetem à renovação da vida e à alegria do pertencimento.
Anabel Andrés é quem destaca: os estudos foram inspirados no trabalho de grandes mestres pesquisadores da música popular de raiz e divulgadores de nossa rica tradição oral. Ao ouvirmos as faixas resultantes, no ato se estabelece a conexão com o sagrado e com rituais antigos, compatilhado pelas expressões culturais profundamente enraigadas na religiosidade e nos ritos, frutos do encontro de culturas que se deu nas origens do Natal no Brasil.
