Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Katya Teixeira recebe parabéns de amigos e fãs por mais um aniversário, hoje

1 comentário

Katya niverww

A paulistana Katya Teixeira tem um jeito próprio de cantar: é sorridente e carrega a simpatia para várias parte do Brasil (Foto: Marcelino Lima)

Ela está exultante por ter conseguido classificar o projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques para a final do Prêmio Brasil Criativo, pouco mais de um ano após concebê-lo e percorrer várias cidades do país, e, com certeza, receberá, hoje, muitos cumprimentos de amigos, familiares e fãs. E os merecidos parabéns serão tanto pela indicação, quanto por mais uma primavera que desfruta na estrada da vida. Katya Teixeira, cantora e compositora de São Paulo, uma das mais queridas e prestigiadas do círculo da música regional brasileira, é aniversariante deste 19 de novembro.

Katya Teixeira encontrou a trilha do (nem sempre largo e florido) caminho para tornar-se hoje um patrimônio da cultura popular no seio de uma família de músicos. Com incomparável voz e um jeito próprio e quase despojado que a faz muitas vezes descalçar os sapatos no palco, canta e interpreta com entusiasmo incomparável, empreendendo assim a carreira em perfeita sintonia com a energia telúrica que a caracteriza. Katya Teixeira é pesquisadora de várias vertentes das tradições brasileiras presentes no folclore, mas nota-se nela, ainda, influências latino-americanas, trabalho que gera uma síntese ecológica e promove admirável encontro com a riqueza musical oculta ou esquecida em várias regiões do país.

Esta proposta é bem definida e Katya Teixeira nunca faz concessões: ao pesquisar e mesclar a cultura dos povos de todo o mundo como um reflexo do Brasil, ela elabora um repertório variado, harmonizando voz, violão e rabeca acompanhados de violões, bandolins e percussão, obtendo assim timbres e nuances de grande beleza. A discografia em vinte anos de estrada registra os álbuns Katxerê, Feito de Cordas e Cantigas, Lira do Povo e 2 Mares, este em parceria com Luiz Salgado (Araguari/MG).

Indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2014, 2 Mares apresenta músicas de Portugal e do Brasil, como ela mesma comenta “sem samba ou fado”, deixando claro, entretanto, que o objetivo não é opor resistência ou marginalizar estes gêneros, mas apenas tecer com a mesma linha os pontos comuns entre as culturas de ambos os países.

A voz e arte de Katya Teixeira também enriquecem os discos de diversos amigos cantores, seja por meio do seu canto, seja pelos desenhos e projetos gráficos dos encartes que assina.

Ao idealizar em 2013 o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, Katya Teixeira pensava em fomentar a circulação de música por todo o país, reunindo artistas de várias regiões para criar um intercâmbio e gerar novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos, mas poderia ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso a música de qualidade produzida fora da “grande mídia”.

Um artista saindo de cada cidade e passando por todos os pontos do circuito em uma caravana contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente 1h30. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação. Prestes a ser transformado em uma coletânea, o Dandô já passou por várias cidades paulistas, gaúchas, goianas mineiras, pernambucanas, e paranaenses, podendo chegar à Argentina e ao Chile, em 2015.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Um pensamento sobre “Katya Teixeira recebe parabéns de amigos e fãs por mais um aniversário, hoje

  1. Que presentão!!! Obrigada…mil bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s