Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Cantora, compositora e folclorista Walgra Maria, de São João da Boa Vista, é a aniversariante deste dia 22

Deixe um comentário

Walgra Dércio

Walgra, de azul, durante show de lançamento do álbum Caminho da Fé, que contou com a participação de Dércio Marques (de branco), Braz da Viola, Toninho Ferragutti  e Vinícius Alves

Hoje, 22, é aniversário de Walgra Maria, cantora, compositora e percussionista — e, entre outras atividades e iniciativas, dedicada à musicalização infantil, trabalho pelo qual desenvolve sessões terapêuticas com portadoras de necessidades especiais, a quem o Barulho d’água Música transmite votos de parabéns e de sucesso!

Natural de Pindamonhangaba, mas atualmente residindo em São João da Boa Vista, ambas em São Paulo, Walgra começou a delinear a carreira aos  11 anos, quando iniciou estudos de canto popular e violão no Conservatório de Poços de Caldas (MG). É uma das colaboradoras de Katya Teixeira no projeto Dandô-Circuito de Música Dércio Marques e ao exercer sua grande paixão, a música, já participou de vários festivais estudantis e regionais, entre eles o Viola de Todos os Cantos, da EPTV. Com o reconhecimento que obteve, viajou duas vezes à França para shows com os irmãos Waldette de Carvalho (pianista) e Wulmar de Carvalho (cantor e compositor).

avatars-000053771996-mibbsp-t500x500

Apaixonada pelo universo de tradições que se encontra na nossa cultura popular, Walgra dedica-se paralelamente a pesquisas e estudos a respeito do folclore. Foi em meio ao despertar pelas raízes do povo e por toda nossa riqueza cultural que desenharam a música do Brasil que desenvolveu a ideia do seu primeiro álbum, Caminho da Fé, lançado em 2004. O nome vem de uma trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que ela percorreu duas vezes, retirando da experiência a inspiração para composições ligadas às tradições,religiosidade e sentimentos de nossas raízesNeste trabalho Walgra contou com as participações especias de Dércio Marques, Braz da Viola, Vinícius Alves e Toninho Ferragutti.

Walgra é integrante  do grupo parafolclórico Caixeiras da Guia de Campinas, no qual toca caixa do divino, grupo inspirado nas Caixeiras do Maranhão, e faz parte, ainda, do grupo Rabo de Saia, que tem como proposta resgatar músicas e manter viva a cultura popular. Ela também pesquisou dois compositores sanjoanenses para que estavam esquecidas e deste garimpo produziu Walgra canta Edvina e Fábio Noronha, gravado ao vivo em 2011 e lançado em setembro de 2012 na Semana Guiomar Novaes. Dona Edvina, com cerca de 500 composições, teve algumas gravadas por Inezita Barroso, entre as quais Bolinho de Fubá Caterete, que fazem sucesso até hoje. Fábio Noronha era cronista, poeta, compositor, músico e radialista.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s