Projeto de Katya Teixeira que percorre o país e homenageia Dércio Marques fatura Prêmio Brasil Criativo

10415645_758842234171000_7335958653913589174_n
Talento, simpatia, generosidade, garra, fé são atributos que rimam com a cantora paulista  Katya Teixeira, agora reconhecidos também pelos organizadores do Prêmio Brasil Criativo, na categoria Artes de Espetáculo/Música (Foto: Mercedes Cumaru)

Olhem ai, povos!

O Dandô – Circuito de Música Dércio Marques,  idealizado pela cantora e compositora Katya Teixeira é o ganhador da categoria Artes de Espetáculo/Música do Prêmio Brasil Criativo, promovido pelo Ministério da Cultura, pelo Projeto Hub e pela 3M. Os prêmios para os 22 projetos vencedores foi entregue no Auditório Ibirapuera, bairro da zona Sul de São Paulo, perante um público de mais de 800 pessoas na noite de quarta-feira, 3 de dezembro.

Ao idealizar em 2013 o “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, Katya Teixeira pensava em fomentar a circulação de música de inquestionável qualidade por todo o país, reunindo artistas de várias regiões para gerar intercâmbios e novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos, mas poderia ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida fora da “grande mídia”.

Com apoio da jornalista Mercedes Cumaru, que tornou-se uma fiel escudeira de Katya e assumiu a tarefa de divulgar o Dandô para a imprensa e as mídias sociais, a iniciativa, literalmente, ganhou estrada e passou a ser apresentada em várias localidades nacionais. A cada nova rodada, com um artista saindo de cada cidade e passando por todos os pontos do circuito, a caravana tornou-se contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, que em vários momentos atravessam diversos estados para chegar aos shows. Cada apresentação dura cerca de aproximadamente noventa minutos. Ao final, há um bate-papo entre artistas e plateia.

O Dandô já circulou por várias cidades paulistas, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Paraná, de Goiás, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e, neste inicio de dezembro, já passou a contar com a adesão do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Katya Teixeira já fala em introduzi-lo no Norte do país, em estados como o Pará, e levá-lo até além fronteiras pela América do Sul, entrando pelo Chile. Uma antologia do primeiro ano está em projeto.

 

Valdir Verona será atração do Dandô nesta sexta-feira, 5, em Campinas, recebido por Sinhá Rosa

Perpetuando o nome de Dércio Marques

O objetivo de Katya Teixeira é, ainda, levar a todo o Brasil, o nome de Dércio Marques e seu inestimável legado não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira.

Dércio Marques, mineiro de Uberaba, morreu em julho de 2012, em Salvador, deixando como maior legado uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada indivíduo, sem deixar de lado o engajamento político e social.

 Katya é um dos seguidores mais brilhantes e discípulo do ideário do mineiro que viveram bem próximos dele, a exemplo de João Arruda, Déa Trancoso, Levi Ramiro, João Bá, Carol Ladeira, Wilson Dias e tantos outros artistas que com suas obras vêm contribuindo para ajudar a pegar flor e dar frutos os sonhos do mestre.

Dercio Marques Dando PBrasil

Dércio Marques foi homem engajado, de posturas críticas e composições que tanto defendem a natureza, quanto a comunhão em torno da simplicidade, da vida mais voltada para a abertura  e ao crescimento espiritual

Abaixo declarações que repercutem a alegria dos músicos e artistas envolvidos e que apóiam o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques

Obaaaaaa! A vitória da fé e do trabalho. Parabéns pra vc Katya, parabéns pra nós todos! (Paulo Matricó/PE)

***********************************************************************************************

Minha irmã, um abraço em cada artista que faz parte desse projeto lindo, especialmente aqueles que passaram por aqui.Um PARABÉNS enorme para ti, semeadora e cultivadora de toda essa riqueza. Um grande beijo. E que em 2015 continuemos ‘dandando’ muito mais!!! (Fabiani Felix Cardoso, Pedro Osório/RS)

***********************************************************************************************

PARABÉNS a todos, mas a esse anjo que espalha essa garra e entusiasmo pela cultura do povo! Katya Teixeira, estou te esperando dia 19 de dezembro para comemorar! (Mara Muniz, Soledade/RS)

 ***********************************************************************************************
Esse é o reconhecimento da grandiosidade cultural que é Dandô…Axé para todos os Dandôdeiros!!! (Demi LopesItamaraju/BA)
 ***********************************************************************************************
Mana Katya Teixeira e o troféu desse projeto lindo de formação de público que une artistas maravilhosos do Brasil todo. Parabéns!!!! Todos nós ganhamos!!! E tb parabéns à querida Mercedes Cumaru que é parceira dessa belezura!!!! (Anabel Andrés, Vozes Bugras/SP)
 ***********************************************************************************************
Dei gritos de alegria! O Dandô ganhou merecidamente! Parabéns Katya, parabéns dandeiros!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Nádia Campos, Belo Horizonte/MG)
 *************************************************************************************************

Ontem o  Dandô – Circuito de Música Dércio Marques foi premiado no Prêmio Brasil Criativo como melhor projeto musical de 2014. Fico feliz de ter feito parte desta história e de toda essa luta que é de um grande elenco de artistas. Obrigado Katya Teixeira por  me permitir essa alegria e honra de lembrar o nome e memória do grande Dércio Marques! Muito feliz aqui!!! (Erick Castanho, Uberlândia/MG)

***********************************************************************************************

***********************************************************************************************

10818365_1002809796412448_3728998053428215035_o

Bom dia! boa notícia!
O Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques ganhou o  Prêmio Brasil Criativo na categoria de música! Muito justo e merecido, um projeto que espalha cantos pelo brasil inteiro de maneira independente é de de se tirar o chapéu nos dias de hoje onde todo mundo depende de editais para se fazer arte!

Minhas palmas pra Katya Teixeira e Mercedes Cumaru (de vestido amarelo) que botaram fogo na lenha, e um salve a aqueles que fazem acontecer o Dandô pelos cantos do Brasil! Viva , viva e ora Viva! Sexta feira tem mais , lá vem Valdir Verona (entre Katya e Mercedes)  diretamente de Caxias do Sul RS! Abraços!(João Arruda, Campinas/SP)

 ***********************************************************************************************

***********************************************************************************************

Simbora dandar por esse mundão…
Esse prêmio é do Brasil inteiro, ganhamos todos.
O Barulho d’Água Música estará sempre junto!

Viva São Gonçalo do Amarante, viva São Dércio Marques. Ora e viva toda esta brava e talentosa gente brasileira que a nossa diva Katya Teixeira (com sua energia ao cantar, seu desprendimento, sua generosidade, seu bom humor pessoal e sobretudo sua garra de artista que carrega na alma a cultura brasileira) representa e perpetua a cada nova edição do Dandô! E parabéns a você também, Mercedes Cumaru, querida amiga que com simpatia e elegância tão bem sabe atuar neste front que é a divulgação e assessoria de imprensa dos nossos artistas populares.

Andreia Beillo, Babu Bahia, Elisa Espíndola, Marcelino Lima, Nalu Fernandes e Thiago Barreto e Cíntia Wakayma, da equipe de dandeiros do Barulho d’Água Música

***********************************************************************************************

VENCEDORES DO PRÊMIO BRASIL CRIATIVO 2014

I. Patrimônio

1) Patrimônio Material
Passeando pelas ruas: histórias do meu bairro e da minha cidade (São Paulo / SP)
2) Patrimônio Imaterial
Kombi #55 (Rio de Janeiro / RJ)
3) Arquivos
Quissamã Memória Viva (Quissamã / RJ)
4) Museus
Museu do Videogame Itinerante (Campo Grande / MS)
II. Expressões Culturais
5) Artesanato
Lugares de Charme (Natal / RN)
6) Culturas Populares
Taxi Cultural (Recife / PE)
7) Culturas Indígenas
Aplicativo Digital Educativo em Línguas Indígenas do Brasil (São Paulo / SP)
8) Culturas Afro-brasileiras
Bloco Afro Ilú Obá de Min (São Paulo / SP)
9) Artes Visuais
Pimp my Carroça (São Paulo / SP)
10) Arte Digital
Escola Criativa em Arte e Tecnologia (Belo Horizonte / MG)
III. Artes de Espetáculo
11) Dança
Cia. Fusion: Danças Urbanas para além dos muros! (Belo Horizonte / MG)
12) Música
Dandô – Circuito de Música Dércio Marques (São Paulo / SP)
13) Circo
Piollin Circo Escola (João Pessoa / PB)14) Teatro
Teatro de Quinta da Casa. 17 (Recife / PE)
IV. Audiovisual/do Livro, da Leitura e da Literatura
15) Cinema e vídeo
Legenda Sonora (Curitiba / PR)
16) Publicações e mídias impressas
Luz & Autor em Braille (Taguatinga / DF)
17) Publicações e mídias digitais
ProDeaf Móvel (Recife / PE)
V. Criações Culturais e Funcionais
18) Moda
Casulo Moda Coletiva (Goiânia / GO)
19) Design
Modelo Estrutural Mola (São Paulo / SP)
20) Arquitetura
PoliWay Pavimentação Alternativa (Ivoti / RS)
21) Games
Can Game (Paulista / PE)
22) Gastronomia
SM Sanduíches (São Luís / MA)

Anúncios

2 respostas para “Projeto de Katya Teixeira que percorre o país e homenageia Dércio Marques fatura Prêmio Brasil Criativo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s