Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Santa Barbara d’Oeste, depois Piracicaba, assistem volta do 4 Cantos ao palco, com prosas-shows e cantorias

Deixe um comentário

10406968_889455457734186_3577313393954721224_n

Rodrigo Zanc, Wilson Teixeira, Cláudio Lacerda e Luiz Salgado em apresentação do 4 Cantos, projeto que começou em 2011 (Foto: Nalu Fernandes)

Os violeiros e amigos Cláudio Lacerda (São Paulo)Luiz Salgado (Patos de Minas-MG)Rodrigo Zanc (São Carlos-SP) e Wilson Teixeira (Avaré-SP), que desde novembro de 2011 formam o o projeto intitulado 4 Cantos estarão de volta ao palco para matarem a saudade de fãs e amigos a partir da tarde da quarta-feira, 10. Neste dia, eles desembarcarão em Santa Barbara d’Oeste, no Interior paulista, para a primeira prosa-show tanto da mini-turnê programada para se estender até a noite de sábado, 13, quando tocarão na vizinha terra da pamonha mais famosa do Brasil, Piracicaba. 

Lacerda, Salgado, Zanc e Teixeira iniciaram juntos esta empreitada  com o intuito de promover o resgate de um patrimônio cultural, e, consequentemente, preservar uma das mais ricas tradições brasileiras: a música de raiz. A missão, que não é pequena, permite um raro encontro de afinidades e afinações costurado pela viola caipira e vem atraindo público fiel desde a estreia, que atraiu lotações surpreendentes aos teatros do SESC de São Carlos e Araraquara. Nascia assim uma grande expectativa pela continuidade do projeto que mostra as diversas sonoridades de novos e jovens expoentes representantes do  regionalismo, ao qual se soma a difícil lida viver de música independente no Brasil, com  o ganho de formar admiradores entre as mais novas gerações, aproximando ainda mais a arte do público e os artistas da comunidade.

Os quatro mosqueteiros pretendem consolidar o projeto por meio de um registro audiovisual ao final de cinco apresentações incluindo as passagens por SBO e Piracicaba e entre os admiradores já contam com o respeito de um dos ícones desta cultura que buscam reavivar e fazer transcender. Rolando Boldrin já percebeu o  potencial do grupo e sua importância no cenário nacional e não tardou a chamar os quatro para participarem do renomado programa Sr.Brasil. A gravação ocorreu no teatro do SESC Pompeia em agosto de 2013 e arrancou demorados aplausos da plateia. Dois meses depois, encerrando um tempo de ansiosa espera, a TV Cultura, enfim, levou o 4 Cantos ao ar. 

É importante frisar que o 4 Cantos inclui no repertório apenas músicas próprias de cada um dos integrantes, os quais têm promissoras carreiras-solo. Lacerda, por exemplo, já soma na discografia os títulos Alma Lavada, Alma Caipira e Cantador, além de projetos como o Olhos d’água, que estreou em 26 de outubro, no Teatro do SESC Campinas. Salgado assina Trem Bão e Sina de Cantadô, além de 2 Mares, com Kátia Teixeira.  Zanc estreou com Pendenga e prosseguiu com Fruto da Lida, mais recente lançamento. Teixeira é autor de Almanaque Rural e está anunciando para março de 2015 Casa Aberta. Cláudio e Rodrigo ainda se apresentam em tributos à Pena Branca e Xavantinho, que levarão ao SESC Presidente Prudente no dia 20, a partir das 16 horas. Wilson Teixeira presta homenagens a Tonico e Tinoco, com Sarah Abreu reaviva  Cascatinha e Inhana e ainda tem no currículo uma série de cantorias com “As Galvão”.

Abaixo anote a agenda de dezembro do 4 Cantos. O projeto cultural é realizado pelo ProAC, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e  pelos músicos Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, com patrocínio das Indústrias Romi e dos Supermercados Pague Menos. O projeto tem também apoio da Usicomp, da Fundação Romi, do SESC e das prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e de Piracicaba. A produção cultural é da 3 Marias.

Santa Bárbara d’Oeste

Prosas-show: 10/12, 15 h, Centro Cultural e Biblioteca Professor Léo Sallum (Rua do Algodão, 1.450, Cidade Nova)| 20 h: Estação Cultural (avenida Tiradentes, 2, Centro)

 Show: 11/12, 20 h, Estação Cultural (avenida Tiradentes, 2, Centro)

Piracicaba

Prosas-show: 12/12, 10 h, Centro Cultural Zazá (Rua Jacinto Roberto Penedo, 190, Mário Dedini) | 14 h: SESC Piracicaba (Rua Ipiranga, 155, Centro)

 Show: 13/12, 20 h, Área de Lazer (av. Adelmo Cavagione, sem número, Santa Terezinha)

 

Anuncio Bam 4www
Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s