Nativismo mato-grossense é destaque do novo álbum de viola de cocho de Daniel de Paula

 

O músico e compositor Daniel de Paula lançou no começo deste mês com shows no Mato Grosso e no vizinho Mato Grosso do Sul Viola e Sentimento, trabalho que sucede Lufada em viola de cocho. Nas apresentações do novo álbum, o cuiabano tocou com Marcos Azevedo e Di Brandão (violão) e Júlio Santin (viola caipira), em participações especiais. 


Viola e Sentimento reúne 11 faixas, a maioria autorais e outras em parceira com Levi Ramiro, Di Brandão e Branco Barros e, em todas, é marcante  o virtuosismo de Daniel de Paula com a viola de cocho.

Com habilidade o suficiente para dedilhar duas no mesmo show, com afinações diferentes, além de cantar, Daniel de Paula tem talento reconhecido entre os diversos companheiros de estrada e representa como poucos a música nativista mato-grossense. Suas composições exigem maestria e revelam a sonoridade praticamente inclassificável do instrumento pantaneiro. 

De acordo com ele, as canções em viola de cocho “proseiam” com outros instrumentos como a viola caipira, o violão, o violoncelo, a flauta transversa, o pífano, o charango e quenas, apresentando aos ouvintes expressões tipicamente de fronteira, carregadas de histórias e das muitas vertentes advindas da miscigenação de nossa cultura com elementos folclóricos da região do Prata e do rasqueado mato-grossense. 

Daniel de Paula integra as duas antologias do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, cujas faixas é possível ouvir por meio dos linques abaixo.

Imagem 1433463 (1) IMG_0598 (2)
Capas dos dois álbuns de Daniel de Paula, disponíveis pelol correio eletrônico danielvioladecocho@gmail.com
Anúncios

Uma resposta para “Nativismo mato-grossense é destaque do novo álbum de viola de cocho de Daniel de Paula”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s