Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Tom Jobim ganha estátua em bronze no Rio de Janeiro vinte anos depois da morte, nos Estados Unidos

Deixe um comentário

Tom 1

O maestro e compositor Tom Jobim ganhou na praia de Ipanema (RJ) a estátua na qual carrega o violão, eternizando-o no cenário onde compôs um dos seus maiores sucessos e música até hoje tocados em todo o mundo (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

 

Tom Jobim, um dos mais importantes nomes de todos os tempos da música brasileira e mundial, ganhou uma estátua em bronze idealizada pela escultora Christina Motta e instalada na orla da praia de Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira, 8 de dezembro.  O local fica no início da Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador. Os primeiros admiradores viram a escultura ao som do sexteto Terra Brasilis (chamado especialmente para a ocasião pela família do cantor e compositor), durante cerimônia na qual o maestro recebeu a homenagem há exatos vinte anos após morrer em Nova York, nos Estados Unidos, vítima de infarto em consequência do combate a um câncer. 

 

A praia escolhida para colocação da obra não poderia ser mais emblemática, já que é o cenário de uma das músicas mais consagradas de Tom Jobim, Garota de Ipanema. “Escolhi fazer o Tom bonito, quando ele estava no auge, nos anos 1960. A foto que usei como base é bem significativa, pois ele e Vinícius de Moares tinham acabado de fazer uma apresentação sinfônica em  Brasília”, declarou Christina Motta.  O filho Paulo Jobim comentou que o pai “era um menino do Arpoador”, onde “adorava vir pescar e pegar ‘jacaré'”, emendou Paulo. “Achei lindo, muito simpática essa figura carregando o violão”. Ana Jobim também aprovou a representação do ex-marido.“Retrata bem ele nos anos 1960 e a inauguração nesse dia lindo é perfeita”, observou. “Também gostei do violão, que era uma marca dele, como o piano”.

Tom 2

A escultura de Christina Motta é feita de bronze e fica em um dos mais movimentados destinos cariocas, onde de acordo com o filho, Paulo, Tom Jobim gostava de pescar e pegar ‘jacaré’. “Meu pi era um menino do Arpoador”. (Foto: Ricardo Cassiano/PMRJ)

 

Além de Garota de Ipanema, com a qual faturou o Grammy de 1964 de Música do Ano, derrotando The Beatles, Rolling Stones e Elvis Presley, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nascido carioca em 25 de janeiro de 1927 compôs entre outros sucessos Samba do Avião, Águas de Março, Chega de Saudade, Waves, Caminhos Cruzados, Passarim, e Eu sei que vou te amar. Garota de Ipanema e Samba do Avião são consideradas até hoje símbolos do Rio de Janeiro. Tom também destacava-se como exímio arranjador e juntou-se a João Gilberto e a Vinícius de Moraes para criar a  Bossa Nova. “Ele ficou conhecido internacionalmente pela bossa nova, mas Tom passa por modinha, choro, baião”, opinou o jornalista Antônio Carlos Miguel . “Ele foi um grande retratista do Rio, enfim o gênio que a gente sabe”, completou Miguel.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s