USP FM apresenta programa sobre Ivan Lins e a holandesa Metropole Orchestra, ganhadores do Grammy Latino de 2009

ivanlinsw
Capa do disco cujas músicas serão apresentadas no programa especial de 20 de dezembro da USP FM, o melhor da música brasileira em 2009

 

A Rádio USP FM de São Paulo levará ao ar a partir das 20 horas deste sábado, 20, um programa sobre 0 álbum que Ivan Lins (RJ) e a Metropole Orchestra gravaram em 2009, vencedor do Grammy Latino e eleito o melhor álbum de Música Popular Brasileira. Fãs de Ivan Lins e amigos e seguidores do Barulho d’água Música poderão ouvir e curtir esta dica em 93,7 MHz, em São Paulo, ou 107,9 MHz,  pela Ribeirão Preto FM. A produção e apresentação do especial A Trajetória dos Grandes Nomes do Cenário Musical é de Cido Tavares.

De acordo com dados publicados na página eletrônica do cantor e compositor carioca, Ivan Lins & The Metropole Orchestra tem regência de Vince Mendoza. Fundada em 1945 na Holanda, por Dolf van der Linden, a Metropole Orchestra é conhecida tanto na cena jazzística como na pop, sempre elogiada pela qualidade de seus desempenhos. Mendoza gosta de experimentar novas sonoridades e vem partilhando seus concertos com artistas de vários gêneros musicais, entre os quais destacam-se , entre outros. Depois de um primeiro concerto em 2006, a Metropole Orchestra finalmente gravou com o compositor brasileiro o disco que saiu pela Biscoito Fino.

É o próprio Ivan quem conta, no encarte do CD, que conheceu Vince Mendoza por meio do saxofonista italiano Stefano Di Battista, quando esteve na Itália. Por telefone, Vince contou que fazia, anualmente, projetos com uma excepcional orquestra holandesa, de quase 70 figuras, a Metropole, da qual Ivan já recebera convites, sem no entanto, conseguirem agendar uma data em comum.

 Vince se encarregou do assunto e o primeiro concerto ocorreu em maio de 2006, em Harleen, perto de Amsterdã, capital holandesa. As músicas de Ivan, com arranjos de Vince, ganharam acompanhamento do guitarrista Leonardo Amuedo, da cantora holandesa Josee Koning e do saxofonista Stefano Di Battista, responsável pela aproximação do brasileiro com o regente.

O concerto que resultou no álbum é de 3 de julho de 2008Dessa vez com o cantor e compositor português Paulo de Carvalho, a cantora holandesa Trijntje Oosterhuis, que participa em duas faixas, e o guitarrista Leonardo Amuedo, que estava na apresentação de 2006. Como da primeira vez, as músicas eram de Ivan, menos O Fado, de Paulo de Carvalho e Dulce Pontes, e a maioria dos arranjos de Mendoza. Os ensaios exigiram três dias de ensaio na sede da orquestra, com equipe de som e produção holandesa.

“Tudo feito com paixão, prazer e carinho”, afirma Ivan Lins. As 11 faixas relembram sucessos como Daquilo que Eu Sei, A Gente Merece Ser Feliz, Formigueiro, Arlequim Desconhecido (Harlequim), Começar de Novo, Let Us Be Always, É Ouro em Pó,  Aiaiaiaiai, Art of Survival e Luz Soberana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s