Orquestra de Violeiros Terra da Uva encerra festividades natalinas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

terra da uva 2222w
Daniel Franciscão à frente da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, de Jundiaí (SP), durante concerto no Palácio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Fotos: Marcelino Lima/Barulho d’água Música)

O Barulho d’água Música acompanhou na noite de quinta-feira, 18, mais uma apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, atração que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJES) destacou para encerrar suas festividades natalinas e o projeto Arte e Cultura no TJSP. O concerto regido pelo professor e violeiro Daniel Franciscão, que está à frente da OVTU desde a fundação, em 2011, baseou-se em um repertório diversificado que encantou a plateia formada por várias autoridades judiciárias, dentre as quais o presidente do Tribunal José Renato Nalini. Ao final do evento, Franciscão entregou um álbum em vídeo da orquestra para Natalini.

Há três anos representando Jundiaí, cidade do Interior paulista, e trabalhando pela preservação, memória e divulgação de tradições da cultura popular, a Orquestra de Violeiros Terra da Uva é composta por 29 integrantes, dos quais 18 estiveram no Palácio da Justiça, situado na Praça da Sé, Centro de São Paulo. Das cordas dos integrantes soaram consagrados sucessos da música regional e popular brasileira, além da introdução de Stairway to haven (do Led Zeppelin, para abrir Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque) e da Tarantela Napolitana, dedicada por Franciscão aos imigrantes de Itália que ajudaram a fundar e a desenvolver Jundiaí.

O eclético repertório do concerto, de acordo com Franciscão, é derivado em maior parte de uma pesquisa das composições nacionais de variados tipos e ritmos. As músicas permitem passear por todas as regiões do país e por épocas distintas, apresentando o talento dos nossos compositores, consagrados ou não, mas todos dotados de elementos que ajudam a esboçar uma identidade que define o conceito de brasilidade.

Nova Imagemll
Franciscão cumprimenta  José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a quem entregou um DVD da OVTU

O apuro do regente e dos violeiros também se verifica na escolha de peças clássicas que possam ser adaptadas às cordas da viola caipira, tais quais o Hino da Vitória que tantos domingos marcou pra o povo brasileiro utilizado como tema para as vitórias do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna. Sem modificar a linguagem do instrumento, a OVTU comprova que a viola de dez cordas, embora seja quase que exclusivamente vinculada ao universo de raiz e das modas populares, pode ainda frequentar as salas de concertos clássicos, tabelando perfeitamente e sem distorções com outras formas de manifestações musico-culturais. 

daniel franciscão tj
Daniel Franciscão, professor de viola e regente da Orquestra de Violeiros Terra da Uva

Em São Paulo pode-se ouvir  de Luiz Gonzaga a Marcos e Paulo Sérgio Vale, chegando a Ivan Lins e a Almir Sater e Renato Teixeira. Adaptações recolhidas do folclore nacional como Tocador de Boi e Cálix Bento, respectivamente recolhidas por Théo de Barros, Braúna e Gutti, e Tavinho Moura, também receberam aplausos da plateia,além de homenagens a Pena Branca e Xavantinho (Trem das Gerais), Heitor Villa-Lobos (Trenzinho do Caipira) e Jair Rodrigues, por meio da interpretação de Disparada, que abriu o concerto

A lista também incluiu temas natalinos como O Velhinho e Natal das Crianças, Boas Festas e Marcas do que se foi. Neste instante da apresentação, os músicos passaram a usar um gorro de Papai Noel.

Orquestra PJ 1w
Para marcar o período natalino, os violeiros usaram um gorro de Papai Noel e tocaram temas populares da época
Anúncios

2 respostas para “Orquestra de Violeiros Terra da Uva encerra festividades natalinas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s