Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Neymar Dias, multi-instrumentista e um dos mais respeitados violeiros do país, faz aniversário hoje

Deixe um comentário

Neymar Dias

Neymar Dias tem trabalhos solo, com Consuelo de Paula, Tarita de Souza e, com Toninho Ferraguti concorreu ao Grammy Latino com  Festa na Roça (Foto: Divulgação)

 Há pouco tempo, o Barulho d’água Música elaborou como dica para amigos e seguidores curtirem uma lista, de A a Z, de composições instrumentais de viola caipira.

Seria muita pretensão afirmar que se tratam, aquelas músicas, das melhores e mais bonitas já tocadas em todos os tempos. A seleção, por sinal, reuniu apenas uma parte pequena de tantas que poderiam dela fazer parte, entre muitas do acervo do blog.

Uma afirmação relativa àquele rol, porém, vamos bancar como indiscutível. Entre elas está Chamamé Azul, composta e tocada por Neymar Dias, um dos mais respeitáveis e talentosos multi-instrumentistas  da atual safra brasileira.

Aniversariante de hoje,  na definição de Gil Jardim, autor do texto de apresentação na página virtual do músico que é uma das revelações do Prêmio Syngenta de Música de Viola, Neymar Dias “dá substância musical às suas composições com cores decididamente autorais. Naturalmente sua música revela também um forte traço antropofágico unindo gestos do universo da música sertaneja com gestos do universo metropolitano e cosmopolita; fundindo as poéticas de um Tião Carreiro e de um Ralph Towner na sonoridade das cordas duplas de sua viola”

Neymar Dias é filho de um compositor caipira, informa-nos ainda o crítico Gil Jardim. Inicialmente autodidata, aperfeiçoou-se depois  em vários  instrumentos de cordas como viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim e estudou música, formando-se em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM). Em Orquestras respeitadas como a Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e a Experimental de Repertório sempre atuou tocando contrabaixo com excelência, tanto no estilo popular, quanto no erudito. Juntando as raízes com a formação acadêmica,  é dono de uma bagagem que consegue colocar em benefício do jazz à música erudita, com especial propriedade à música regional brasileira. Desta forma, sempre é destacado por sua profundidade e musicalidade ímpares.

Para além de todos estes predicados, Neymar Dias ainda é arranjador e músico de estúdio e nestes ofícios que inclui o de compositor  já trabalhou com importantes nomes do cenário musical brasileiro, em  diversos segmentos como Inezita Barroso, Roberta Miranda, Tinoco, Leonardo, Ivan Lins, Théo de Barros, Naná Vasconcellos, André Mehmari, entre outros. A discografia própria inclui Capim, Caminho de Casa e Intervalo, este com o Neymar Quarteto. O grupo de 2004 tem a proposta de revelar o encontro de diferentes estilos musicais em um quarteto de cordas não convencional e entre outras consagrações já abriu diversos shows de grandes personalidades como Toquinho, Chico Buarque e Chico Cezar, bem como protagonizou espetáculos em importantes salas de concerto como a Sala São Paulo. Os arranjos e composições escritos para o quarteto são de Neymar Dias.

1390502648a

Toninho Ferragutti e Neymar Dias em foto de divulgação do Festa na roça

 

Outros destacados trabalhos de Neymar Dias, lançados neste ano, são Festa na Roça, que ele gravou em parceria com Toninho Ferragutti, e suas participações em O Tempo e o Branco, de Consuelo de Paula, e a Árvore e o vento, de Tarita de Souza. Festa na roça concorreu ao Grammy Latino deste ano na categoria de melhor álbum de Música Brasileira de Raiz, e, no álbum de Consuelo de Paula, que será oficialmente lançado no Auditório do Ibirapuera (SP), em 3 de fevereiro, Neymar Dias volta a se juntar com Ferragutti. No disco de estreia de Tarita, Neymar Dias toca baixo acústico e viola caipira.

Ao estimado Neymar Dias à equipe do Barulho d’água Música envia votos de Feliz Aniversário e de ainda mais sucesso em 2015!

Neymar Dias e o Neymar Quarteto em apresentação no 11º Festival das Montanhas, realizado em 2010, em Poços de Caldas (MG)

Neymar Dias em Chamamé Azul, durante nova apresentação em Viola, Minha Viola

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s