Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Subtotal e Bocato dividem palco do Ecos Musicais no Sesc do Buraco Quente*

Deixe um comentário

Subtotal

A Banda Subtotal, com “canja” de Bocato, durante a apresentação no Sesc de Osasco, dentro do projeto Ecos Musicais (Fotos Marcelino Lima)

A Banda Subtotal encerrou no domingo, 25, a programação de janeiro do Ecos Musicais, do Sesc Osasco, oferecendo aos fãs e público que estavam naquela unidade um show de primeira, com direito a participação especial do trombonista Bocato, curador do projeto que  propõe a divulgação de trabalhos autorais e de pesquisa musical de novos artistas da cidade e da região, selecionados dentre os diversos gêneros musicais de intérpretes, instrumentistas e compositores.

 

O grupo pôs no palco os irmãos osasquenses Drausio Silva (guitarra, violão e acordeon), Douglas Silva (guitarra e vocal), Marco Soledade, o Pepito (bateria e percussão), Juracy Ângelo (percussão) e Zeca Souza (contrabaixo). Formada no início dos anos 1980, a Subtotal é referência no circuito underground paulistano e levou a alguns templos sagrados como o Lira Paulistana, a casa da vanguarda de Sampa situada em Pinheiros entre 1979 e 1986, o trabalho de composições próprias que mescla punk, tropicalismo, baião, funk, reggae e até bossa nova e samba, além claro, de rock.

Para o SESC, o repertório escolhido apoiou-se nas faixas do álbum M.úsica P.ropositadamente B.izarra, gravado simultaneamente com um DVD, ao vivo, em agosto de 2012, no Sesc Belenzinho (SP), com Edvaldo Santana reforçando o quinteto de Oz. O público ouviu e cantou junto, ainda, sucessos do Karnak (Alma não tem cor), de Itamar Assumpção (Muito Louco), de Edvaldo Santana (Samba do Trem) e do poeta balaio de doi2 e drops Paulo Netho (Londrina, Essa menina e Nova ironia); a saideira foi Sub-anormal, de Luiz Melodia.

Drausio

Bocato, que dispensa apresentações, sentia-se muito à vontade durante a apresentação da Subtotal no Buraco Quente*. Aliás, mais do que isso, o curador declarou ao microfone repetidas vezes que estava “feliz” por curtir a banda e tê-la escolhido para o projeto.

“Quando recebi a inscrição de vocês não escolhi pelas fotos, mas pelo que ouvi, e adorei”, disse Bocato. “Trata-se de uma banda que foge do arroz com feijão, que compõe e toca o que tem no coração e na cabeça, são músicas de origens próprias, que não sofrem influências disso ou daquilo”, emendou o trombonista. “Vocês provam, mais uma vez, o quanto o músico brasileiro pode ser bom e é capaz de tocar de tudo”.

dougls

Bocato está fechando seu ciclo de um ano como curador do projeto Ecos Musicais e, em breve, deverá ser substituído. Mas antes de passar o bastão mostrou toda a sua generosidade e seu talento acompanhando com a Subtotal as músicas Muito Louco (que ele mesmo gravara com Itamar Assumpção) e Dobradinha – do repertório da banda, esta é uma composição na qual é narrada a história de um amigo apaixonado por Cláudia Raia, o qual protagonizou malograda campanha para comprar um exemplar de uma revista dirigida ao público masculino para a qual a atriz pousou nua.

Bocato

“Demos um tempo e paramos de tocar, mas nunca abandonamos a estrada”, disse Drausio. “Sempre quando nos apresentamos ouvimos a pergunta que tipo de som fazemos, ou seja, qual seria o estilo que adotamos, já que a música brasileira está cheia de rótulos”, emendou. “Eu respondo: não temos nenhum. Produzimos o que gostamos, sem a preocupação de agradar este ou aquele segmento. E quem faz o que quer… sempre correrá o risco de fazer algo bizarro!”, concluiu o vocalista, já explicando por qual motivo o álbum da Subtotal tem aquele título, antes de botar toda a plateia em ebulição mandando ver com o mano Douglas, Pepito, Zeca e Jura Alma não tem cor.

zeca nunes

Em fevereiro, o Ecos Musicais terá a programação informada abaixo, com as apresentações começando às 16h45, entrada franca e acesso livre, sem classificação etária. O Sesc Osasco fica na avenida Sport Clube Corinthians Paulista, 1.300, no bairro Jardim das Flores, ao lado do campus da Unifesp, a 2.700 metros da estação Osasco e a 2.400 da estação Comandante Sampaio da CPTM. Oferece ampla área para estacionamento gratuito e tem comedoria.

1/2 Michel Lima |8/2 T-Rocks| 22/2 Stanka

*Buraco Quente

O terreno no qual está construído o Sesc de Osasco, contíguo à Unifesp, ao Corpo de Bombeiros de Osasco e ao Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos, há cerca de quarenta tinha em suas imediações uma grande área livre, desapropriada pelo então prefeito Francisco Rossi para, entre outros projetos, ampliar a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito). A favela, bem como o bairro, eram conhecidos por Buraco Quente.  

me and tommy w

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s