Dandô Circuito de Música Dércio Marques lança coletânea e promove I Encontro Nacional em Uberaba (MG)

10891565_1022891774394114_6524556064436850270_n
Katya Teixeira (de braços abertos), entre Walgra Maria e Erick Castanho; à direita, João Arruda, durante um das apresentações do Dandô-Circuito de Música Dércio Marques

 

Olhem ai, povos!

O Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, idealizado por Katya Teixeira em 2014 vencedor do Prêmio Brasil Criativo na categoria Música está de volta às atividades e, com uma notícia quentinha e saborosa: já saiu a primeira coletânea do projeto que começou em 2013 e já percorreu cidades de vários estados do Brasil!

O primeiro evento se 2015 será a Mostra Dandô-Circuito de Música Dércio Marques, programada para ocorrer durante a 42ª Feira do Livro de Rio Grande (RS), programada para sábado, 31 de janeiro, às 22 horas, na Arena Cultural daquele município gaúcho. Kátya Teixeira estará ao lado de Giancarlo Borba, Valdir Verona, Hector Rojas e Douglas Bessa.

Já em fevereiro, a parada será no Teatro do Sesi em Uberaba (MG), escolhido para acolher o I Encontro Nacional Dandô – Circuito de Música Dércio Marques. Além de Katya Teixeira, o anfitrião Gilberto Rezende receberá para o show de encerramento a partir das 20 horas João Arruda (SP); Paulo Matricó (PE); Valdir Verona, Giancarlo Borba (RS); Oswaldo Rios e Viola Quebrada (PR); Fernando Guimarães, Letícia Bertelli, Nádia Campos, Erick Castanho, Lilian Fulô, André Salomão, Marcelo Tayanará e Cacá Samkari (MG). O Teatro fica na Praça Frei Eugênio 231, bairro São Benedito, em Uberaba (MG).

Ao idealizar em 2013 o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, Katya Teixeira pensava em fomentar a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões para criar um intercâmbio e gerar novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos, mas poderia ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida fora da “grande mídia”.

Um artista saindo de cada cidade e passando por todos os pontos do circuito em uma caravana contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.

O Dandô já circulou por várias cidades paulistas, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Paraná, de Goiás, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O objetivo de Katya Teixeira é, ainda, levar a todo o Brasil o nome de Dércio Marques e seu inestimável legado não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira.

Dércio Marques, mineiro de Uberaba, morreu em julho de 2012, em Salvador, deixando como maior legado uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada individuo, sem deixar de lado o engajamento político e social.

Katya é um dos seguidores mais brilhantes e discípulo do ideário do mineiro que viveram bem próximos dele, a exemplo de João Arruda, Déa Trancoso, Levi Ramiro, João Bá, Carol Ladeira, Wilson Dias e tantos outros artistas que com suas obras vêm contribuindo para ajudar a pegar flor e dar frutos os sonhos do mestre.  

10941444_787152668006623_3304597921817336280_n
A primeira antologia do Dandô já está pronta!

 O Prêmio Brasil Criativo destacou o Dandô em Artes de Espetáculo/Música e foi entregue em 3 de dezembro de 2014 no Auditório Ibirapuera (SP). Promovido pelo Ministério da Cultura, pelo Projeto Hub e pela 3M, contemplou 22 projetos  perante um público de mais de 800 pessoas. A estatueta é o reconhecimento oficial da proposta de Katya Teixeira, que com apoio da jornalista Mercedes Cumaru, fiel escudeira da cantora, literalmente, ganhou estrada e passou a ser apresentada em várias localidades nacionais. 

Para saber mais sobre a antologia do primeiro ano, que será distribuido pela Tratore Fonomatic, entre em contato com https://www.facebook.com/circuito.dando ou com http://www.katyateixeira.com.br

10955790_787168394671717_3996580489676711073_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s