Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Grupo América 4, de Vila Velha (ES), reforça acervo do blog com nova coletânea que comemora 25 anos de trabalho e resistência

Deixe um comentário

10958556_343767179157381_2047787895_o

Tobi Gil (ao centro) e os demais músicos do grupo capixaba América 4: fusão de ritmos e de instrumentos brasileiros e andinos para divulgação de uma nova sonoridade e revitalização das lutas e do engajamento dos povos latino-americano em 25 anos de estrada (Foto: Divulgação)

O Barulho d’água Música recebeu do amigo Tobi Gil, um dos fundadores do Grupo América 4, de Vila Velha (ES), coletânea de 25 anos de trajetória dos pioneiros do gênero no estado capixaba. A obra do América 4, que já conta com oito álbuns incluindo entre eles três discos de vinil, alimenta-se das raízes brasileiras e andinas. A pesquisa constante do América 4 propõe e alcança por meio da utilização de instrumentos que são referências em ambas as culturas uma nova sonoridade. Aos  admiradores e ao público, ecoa o que se produz de melhor em toda a América Latina.

Desde março de 2014 divulgando a chegada do jubileu de prata do grupo, o América 4 passou por festivais de grande tradição no interior do Espírito Santo e por palcos de casas de espetáculos como os teatros Marista (Vila Velha) e Carlos Gomes (Vitória). Neste, situado na Capital, abrilhantou as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Entre novembro e dezembro circulou por cinco cidades como atração do projeto Circulação Musical da Secult.

Em 2015 o América 4 tem planos para levar esta nova sonoridade e o repertório dos 25 anos de estrada a várias localidades do país. A música parte de ritmos brasileiros e andinos e nesta mescla com tendências extraídas do congo capixaba, apoiada em tambores e em casacas, utilizadas em conjunto com tambores de maracatu da região do Recife e bombo leguero, de origem argentina, além de instrumentos de corda e de sopro como queñas, toyos, quenacho, charango e zampoñas. O resultado é uma celebração e energia musicais surpreendentes pelo efeito da relação de instrumentos que aparentemente nada teriam em comum, mas que comprovam que jorram das mesmas fontes sons guaranis, mapuches, quéchuas e aymaras, desta forma obtendo-se comunhão e integração de valores andinos com os brasileiros.

América 4

Em suas turnês o América 4 apresenta tanto composições próprias, quanto clássics do cancioneiro e folclore latino-americanos andino como El Humaqueãno,  Señora Chichera e El Condor Passa –no que reside outra característica e marca do grupo: a fidelidade às origens marcante e aos elementos essenciais desta vertente da música continental, inclusive suas características de serem peças de resistência e de mobilização.

As cantorias têm reunido músicos como Paulo Batera (Brasil), Aguilar Alves (Brasil), Renato Pablo (Chile), Raul Paredes (Chile) e Alves Carmem Amorim (Brasil). Da formação original do grupo, sobem aos palcos ainda Tobi Gil (Bolívia), Cesar Rebechi (Argentina) e Grácia Silva (Brasil). Tobi, um dos fundadores e líderes, conta que ainda prestam tributos a parceiros de estrada como o maestro Jaceguay Lins, além de nomes que tiveram importância na carreira do Grupo América 4, como  Enzo Merino,  autor juntamente com Willy Verdaguer do clássico Borracho me voy, e Saint Clair Alves. Verdaguer, baixista argentino, fazia parte do Secos & Molhados e já tocou com Gilberto Gil e Caetano Veloso.

10970251_343767932490639_828399110_o

Ao longo deste quarto de século, o grupo se apresentou em aberturas de shows de grandes nomes da MPB, como Fagner, Zé Ramalho, Zé Geraldo, Sá e Guarabyra e Sérgio Reis. Participou de vários shows em teatros, festivais em Minas Gerais e, principalmente no Vale do Jequitinhonha (MG), juntamente com Rubinho do Vale, Sérgio Moreira, Markus Ribas, Mauricio Tizumba e outros. E ainda representou Espírito Santo no Fórum das Américas em Belo Horizonte (MG). Contatos com o Grupo América 4 são possíveis por meio da páginas de perfil de Tobi Gil e do grupo em mídias sociais como o Facebook.

 

10915677_10152619028847543_5206113660856310326_o

Estudo que faz comparação entre o valor da tarifa do transporte coletivo e a renda do trabalhador em 12 cidades do mundo demonstra: a tarifa de São Paulo é a mais elevada, seguida pela do Rio de Janeiro. Uma boa mobilidade é essencial para efetivar o direito de todo cidadão à cidade e aos serviços que ela guarda. É por isso que o transporte coletivo precisa ser priorizado e ter sua qualidade aprimorada pelo poder público. #CadeOPlanoDeMobilidade? http://bit.ly/1AoMHIs

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s