Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Oswaldinho e Marisa Viana são atrações da terceira rodada do Brasil Caboclo, no Sesc São Caetano (SP)

Deixe um comentário

divu09

Marisa e Oswaldinho Viana, dedicados à música raiz e caipira, gravaram três álbuns e no mais recente prestam tributo ao compositor Elpídio dos Santos (Foto: Arquivo pessoal)

 

O Sesc de São Caetano do Sul promoverá nesta sexta-feira, 20, mais uma rodada do projeto Brasil Caboclo, encontro de cantores e compositores que ao som do ponteado da viola apresentarão canções, causos, crenças e histórias  já pôs no palco Passoca (SP) e Yassír Chediak (RJ). Desta vez, a atração será a dupla Oswaldinho e Marisa Viana. A cantoria começará às 19 horas, sem restrição etária para a entrada do público, e preço de ingresso variando entre R$ 5,00 e R$ 17,00. O Sesc São Caetano fica na rua Piauí, 554, telefone 11 4223 8800, a 1400 metros da estação da CPTM.

Os compositores e intérpretes Oswaldinho Viana (Piraju/SP) e Marisa Viana (São Paulo/SP) iniciaram as carreiras musicais na década dos anos 1970, participando de vários festivais universitários. Após um período dedicado também a outras atividades profissionais, optaram pelo retorno definitivo à música. Oswaldinho, então, reencontrou raízes na viola caipira, enquanto Marisa descobriu o som do mato, das cachoeiras e dos pássaros na percussão de efeitos.

Como a paixão pela música falou mais alto, fundaram o Armazém Bar-Espaço Cultural. Na década dos anos 1990, o Armazém acolheu entre muitos outros Chico César, Renato Teixeira, Pena Branca e Xavantinho, Elomar , Arrigo Barnabé, Ceumar e Zeca Baleiro. Em várias cidades brasileiras dividiram o palco dos shows de Uma Viagem pelo Brasil Caboclo com João Pacífico, Miltinho Edilberto, e Renato Teixeira, entre outros, além de se apresentarem em vários programas de televisão e de rádio, entre os quais Viola Minha Viola, Mulheres, Programas de Sérgio Reis e Célia & Celma.

Em 1996, Oswaldinho lançou São Sebastião do Tijuco Preto, selecionado para o  Prêmio Sharp. Neste álbum, além de participar nos vocais e na percussão, Marisa Viana é autora e intérprete da faixa-solo Saudades de Guatapará e co-autora na faixa Piracema. Oswaldinho também é parceiro musical de Jean Garfunkel, Zé Paulo Medeiros e Jica e Turcão. Marisa Viana possui músicas em parceria com Alzira Espíndola, Daniel Sanches, Reynaldo Bastos, Lula Barbosa , além de Oswaldinho Viana.

Em 2000, ambos fundaram o Café Fubá, outro reduto dedicado à boa música brasileira, regado à viola caipira, percussão e muitos causos. Naquele ambiente a TV SENAC gravou um programa especial sobre Cultura Caipira, com Oswaldinho e Marisa Viana ao lado de Pena BrancaMarisa Viana atuou também como produtora musical do programa de televisão Oficina de Talentos, da Rede Vida, revelando novos talentos e valorizando nomes já consagrados da MPB.

divu03

Capa do disco No Balanço da Rede, indicado ao Prêmio Tim

 Seis anos mais tarde, Oswaldinho e Marisa Viana lançaram No Balanço da Rede, no Centro Cultural São Paulo (SP). Trabalho totalmente autoral, o álbum tem como proposta valorizar a música brasileira de origem caipira. Participaram das gravações Ari Collares, Cássio Poletto, César do Acordeom, Dino Rocha, Kátya Teixeira, Miltinho Edilberto, Nadinho Feliciano, Natan Marques, Paulo Garfunkel, Pratinha, Tetê Espínola, entre outros.

Neste álbum, o duo reúne em 16 faixas, composições inéditas, como parceiros e como autores independentes, percorrem os principais circuitos culturais de São Paulo e de outros estados, além de teatros e palcos do circuito Sesc. Em 2007, o disco foi  selecionado ao Prêmio Tim de Música, na categoria Melhor CD Regional. 

 

 

O terceiro álbum é de 2008.  Viva Elpídio! é uma belíssima homenagem ao centenário de nascimento do compositor Elpídio dos Santos (São Luís do Paraitinga/SP) e na sua preparação juntou Toninho Ferragutti, Pratinha, Ítalo Perón, Roberto Lazzarini, André Perine, Jica y Turcão, Evaldo Correa, Totty Bone, Thais Musachi, Pimpa, Marisa Silveira e Stanley JorgeO cd traz ainda a participação especial do Grupo Paranga, representado por Negão dos Santos (filho de Elpídio dos Santos), Renata Marques e João Gaspar.

O repertório de Viva Elpídio! destaca músicas inéditas do compositor, algumas regravações das décadas dos anos 1940 e 1950, além de canções que fizeram parte das trilhas dos filmes de Mazzaropi. O álbum  traz ainda a biografia atualizada do compositor e um encarte com várias fotos ilustrativas relacionadas à sua trajetória, à família e à cidade de São Luís do Paraitinga. 

trocaodisco-musicos-de-rua-800x390

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s