Autodidata mineiro João Galba presta homenagem ao roqueiro Raul Seixas, na Vila Madalena (SP)

galba
Antônio João Galba, um dos talentosos mineiros que enriquecem a cultura regional do país, ainda pequeno já demonstrava paixão pela música, cantando enquanto tangia  gado e aprendendo a ouvir as aves. Autodidata em vários instrumentos de corda, fundou com amigos de Guarda Mor a banda Mina das Minas e na carreira solo assina dois trabalhos bastante elogiados por parceiros e amigos como o conterrâneo Luiz Salgado.

O músico e compositor Antônio João Galba, conhecido entre os amigos e admiradores por Galba, prestará tributo a Raul Seixas, o roqueiro de Salvador (BA) que entrou para a história como Maluco Beleza e autor de canções imortais como Gita, Sociedade Alternativa, Ouro de Tolo e Metamorfose Ambulante. O show “Galba toca Raul” rolará  a partir das 22h30 no Julinho Bar, situado na Vila Madalena — um dos bairros mais boêmios e culturais de Sampa (SP), recentemente sacudido de modo pouco civilizado por foliões irresponsáveis que encheram demais a cara ou ficaram noiados durante o carnaval. Brau Mendonça vai acompanhar Galba com guitarra e baixo, e Drums assumira a batera.

Antônio João (Galba) nasceu em Guarda Mor, cidade situada no noroeste mineiro. Desde a infância, ele já manifestava dons musicais:  sempre que ia campear o gado, o garoto saía cantando pelas invernadas entre os morros da fazenda, atento ao canto dos pássaros e aos sons da natureza. Disposto a se afirmar no braço do instrumento, Galba se mudou para Belo Horizonte. Na capital das Alterosas, iniciou a trajetória profissional participando de programas de calouros e compôs a primeira música da carreira. Ao ver o anúncio de um festival  sobre a Mina de Morro Velho, em Nova Lima, compôs em seu quarto a canção e fez a inscrição, recebendo boa acolhida por parte do público.

A recepção o encorajou a seguir de vez na estrada da música e a deslocar-se para São Paulo. Neste novo ambiente, juntou-se aos amigos da infância em Guarda Mor Márcio Pereira, Pedro Antonio, Wellington de Faria e Walter Mateus  e com eles fundou o Mina das Minas. A banda gravou dois discos e na década dos anos 1990 excursionou pela Europa.​

Galba é multi-instrumentista autodidata. Aprendeu a leitura musical e compõe, canta e toca por intuição viola caipira, violão, violino, rabeca e bandolim, entre outros. Além disso, acompanha artistas que seguem os mais diferentes estilos musicais, entre os quais  Zé Geraldo, Silvio Brito, Jorge Mautner, Paulo Simões, Victor Batista, Jair Rodrigues e João Bá. Em 2012, gravou Caçador de Lua, primeiro CD álbum solo que conta com composições próprias e do conterrâneo Luiz Salgado. No ano passado, saiu Tribuzana, com temas instrumentais de sua autoria.

O Julinho Bar fica na rua Mourato Coelho, 585, e cobrará couvert de R$ 15,00.

pixabay a

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s