Encontros Instrumentais une Benjamin Taubkin e Ivan Vilela em dois concertos no Sesc Pompeia (SP)

Brasil-Unido-Contra-Dengue

O Sesc Pompeia (SP) reservou o teatro da casa para dois concertos que deverão ficar entre os mais concorridos do ano, programados para o sábado, 7, e o domingo, 8 de março, às 21 horas e às 19 horas, respectivamente. Pela primeira vez juntos, ocuparão o palco Benjamin Taubkin (piano) e Ivan Vilela (violeiro), atrações de mais uma edição do projeto Encontros Instrumentais. A plateia poderá prestigiar uma experiência musical ímpar, marcada pela unidade das texturas, das ambiências, de sensações e um diálogo sonoro que a levará por um passeio tanto pela cidade, quanto pelo campo. O repertório para esta viagem apresentará composições dos dois artistas e interpretações de sucessos nacionais como A Lua Girou, clássico de domínio público gravado por Milton Nascimento em Gerais.

benjamin taubkin
Benjamin Taubkin dedica-se ao piano desde os 18 anos de idade e representa hoje uma das referências brasileiras na execução do instrumento associada à coordenação de projetos que pesquisam outras sonoridades, como o de ritmos africanos e da América Latina (Foto: Divulgação)

 

Benjamin Taubkin é pianista, arranjador, compositor e produtor. Desde os 18 anos dedica-se integralmente a esta atividade. Como músico e/ou produtor coordena mais de 150 projetos, entre os quais o Núcleo Contemporâneo — formado por gravadora, produtora e um centro cultural situado na cidade de São Paulo. Está vinculado ainda a diferentes propostas musicais como a Orquestra Popular de Câmara; o conjunto de choro Moderna Tradição; o grupo de musica tradicional Abaçaí; o quarteto de jazz Trio + 1; e o Coletivo América Contemporânea, que reúne músicos e repertório de países da América do Sul. Colabora ainda com músicos de países como Marrocos, África do Sul , Índia , Israel, Espanha e Colômbia. Sem contar as apresentações (seja ao piano solo, ou por meio da orquestra sinfônica) em festivais e centros culturais no Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, Europa, e Oriente Médio, promove concertos e residências artísticas no Marrocos e na Coréia do Sul.

“Sempre fui tocado pela maneira como Ivan Vilela lida com a viola”, afirmou Taubkin sobre a oportunidade de tocar ao lado do violeiro que está entre os mestres do instrumento de dez cordas. “Sua música é natural por ser de raiz em contato profundo com as tradições brasileiras, mas tão bem acabada e construída que acaba por penetrar em outro território – que é do trabalho elaborado, dos cuidados da música de autor, daquilo que quando é simples, já não se sabe se é síntese ou começo”.

Taubkin ainda frisou que viverá um privilégio ao protagonizar o encontro em um espaço com tanta história musical, possibilitado por um projeto que visita mestres do nosso país e do mundo. “O piano e a viola têm muitos assuntos”, observou. “E uma plateia de harmônicos que somados formam uma multidão, permite a transparência e o silêncio.”

ivan01
Entre os violeiros mais conceituados do país Ivan Vilela ocupa uma das cadeiras centrais. Além de músico pesquisador da vertente caipira da música brasileira, o mineiro de Itajubá é  mestre da USP, pela qual também possui doutorado em Psicologia Social  (Foto: Divulgação)

 

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), graduado e mestre em Composição Musical pela Universidade de Campinas (Unicamp), Ivan Vilela é professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Aos alunos leciona História da Música Popular Brasileira, Percepção Musical, Rítmica, Música de Câmara e Viola Brasileira.  Seus álbuns têm indicações a vários prêmios, entre os quais o do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC); Interações Estéticas–Funarte; Prêmio Rival BR de Música Popular Brasileira; Prêmio Sharp/Medalha Carlos Gomes da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo; e Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), dentre outros. Possui intensa atividade como instrumentista, compositor e arranjador, tanto como solista, quanto junto a grupos. As pesquisas que coordena voltam-se ao universo da cultura popular e da música popular brasileira.

Ivan Vilela destacou os trabalhos de pesquisador que permite ao parceiro de espetáculo Benjamin Taubkin mesclar o talento a diversas vertentes da música, gravando com grupos voltados às culturas populares brasileiras e às sonoridades chamadas étnicas de várias localidades do mundo. “Estou contente por partilharmos o mesmo palco, por pensar que temos indagações semelhantes em nossos instrumentos; o da fusão de elementos musicais distintos”, disse o mineiro de Itajubá. “Quando tocamos pensamos não só em harmonias e melodias, mas também em texturas, ambiências e sensações dizíveis sem palavras: que a luz nos ilumine para que possamos levar ao público o que temos de melhor morando dentro de nós.”

O projeto Encontros Instrumentais reúne nomes expressivos da música brasileira atual. Cada rodada nasce da intenção de unir gerações ou tradições musicais distintas, a fim de instigar diálogos inéditos na cena da música instrumental. A proposta é que a cada show dois instrumentistas, de gerações e referências distintas, desafiem modelos e repertórios e juntos vivenciem um novo momento de criação.

O teatro do Sesc Pompeia fica na rua Clélia, 93, no bairro homônimo situado na zona Oeste de São Paulo. O valor do ingresso varia de R$ 9,00a R$ 30,00. Os concertos são desaconselháveis para menores de 18 anos.

Repertório

Composições de Benjamin Taubikin

 Caipira |De algum modo| Mantendo a Fé| De Algum Modo

 Composições de Ivan Vilela

A força do Boi |Sertão |Castelo dos Mouros |Valsa de Viver um Grande Amor

 Outras músicas

A Lua Girou (música tradicional mineira)

 

Alemão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s