Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Pedro Antônio (MG) convida conterrâneo Celso Adolfo para apresentação única em teatro de Uberlândia

Deixe um comentário

FSfYXWQW

Pedro Antônio, de Guarda Mor (MG), é um dos muitos mineiros que enriquecem a música regional, com trabalho dedicado ao conterrâneo Guimarães Rosa em um dos seus discos (Francis/Lucas Foto)

 

Com apresentação única marcada para sábado, 7 de março, o cantor e compositor Pedro Antônio receberá Celso Adolfo no Teatro Rondon Pacheco, casa de espetáculos situada em Uberlândia (MG). Neste Barulho d’água Música já destacamos várias vezes: as Alterosas são terra fértil para a música que faz nossa cabeça, gerando para o país e exportando mundo a fora uma plêiade de talentos que encanta tanto o público a ponto de o blog já ter ouvido várias vezes artistas não menos talentosos de outros estados declarando sentir “inveja branca” dos companheiros oriundos da pátria de Fernando Brant, para ficarmos apenas em um exemplo.

O anfitrião e o convidado deste show no Triângulo Mineiro não destoam neste variado e colorido canteiro. Pedro Antônio, entre outros trabalhos, possui o álbum Carta ao Velho Rosa, em que visita o sertão mágico do ilustre conterrâneo João Guimarães Rosa e no qual assina parcerias, por exemplo, com Consuelo de Paula (Pratápolis/MG), coautora de Joana, faixa gravada pelo paulistano filho de mineiros Cláudio Lacerda; no mesmo disco destaca-se Procurando paz, pedra preciosa cuja letra narra a saga de Pedro Pereira Pinto, pequeno poeta que pede ao pai permissão e parte para Pirapora por pura paixão, pondo-se a perambular por praças pregando para o povo, pagando promessas e pecados pela purificação, toda escrita com palavras começadas apenas com a letra pê.

Contemplado em 2013 com uma estatueta do 3º Prêmio Rozini de Excelência de Música de Viola, Pedro Antônio é da mesma cepa do violoncelista Antônio João Galba, irmão com o qual e em roda de amigos da cidade natal, Guarda Mor, forma a banda Mina das Minas.

0018754_O

Celso Adolfo é prata na bateia: consagrado por músicas como Nós Dois, Azedo e mascavo e Calango dela, já levou a sonoridade de MG até os EUA, a Itália e a Dinamarca, gravou com Milton Nascimento e João Bosco e para este ano lançará obra em homenagem ao autor de Grande Sertões: Veredas (Foto: Miguel Aun)

Já Celso Adolfo é natural de São Domingos do Prata e registra rica trajetória internacional. Os primeiros passos foram em bailes e em festivais, mas rapidinho já estava dividindo palco com Paulinho da Viola (1976). Dai a gravar vários álbuns dentro e fora do país, com direito a turnês por países como Estados Unidos, Dinamarca, e Itália, foi um pulo e sua estrela reluziu. Milton Nascimento incluiu Coração brasileiro (uma das mais célebres canções de Celso Adolfo) no antológico Ânima (1982). Esta mesma música batizou o disco de estreia, com produção confiada ao amigo Bituca, e em cujo repertório ouve-se ainda Azedo e mascavo e Calango dela, conhecidas nacionalmente.

Coração Brasileiro também caiu no gosto de Elba Ramalho, que a escolheu para o título de um LP e de uma turnê; em 1984, Elba voltou às fontes de Celso Adolfo e incluiu Azedo e mascavo em Do jeito que a gente gosta, com arranjo de César Camargo Mariano.

 Talvez seja em Feliz, no entanto, vinil de 1988 com arranjos e direção musical de Túlio Mourão, que conste no gosto popular o maior sucesso de Celso Adolfo, Nós dois. Regravada por Tadeu Franco, a música costuma ser frequentemente pedida em bares aos cantores da noite. A discografia ainda registra entre outros Anjo torto (1990), um dos primeiros álbuns digitais independentes do país; composição de trilhas sonoras para peças de teatro; a canção Minueto, sobre tema de J.S. Bach, com arranjo de Wagner Tiso, parte da trilha sonora da novela Fera ferida (Rede Globo/1995) está em Brasil Nome de Vegetal, trabalho que levou ao estúdio junto com Celso Adolfo novamente Milton Nascimento, João Bosco, Aquarela Carioca, Roupa Nova, Wagner Tiso, Celso Fonseca, Nico Assumpção, Victor Biglione, Mingo Araújo e Robertinho Silva. Festa do padroeiro (1998) é um tributo com tiragem limitada para São Domingos de Prata; na Itália saiu Celso Adolfo no Casteo Thun (1998); e na Dinamarca Celso Adolfo in Copenhagen (2000), gravado ao vivo na Jazz House.   

Celso Adolfo também é admirador de João Guimarães Rosa e anuncia ainda para 2015 Remanso de rio largo-Música para Sagarana, livro-álbum cujos 3.000 primeiros exemplares enriquecerão o Museu Sagarana, situado em Itaguara (MG). Nesta cidade o autor de Grandes Sertões: Veredas iniciou as carreiras de médico e de escritor.

Clique em https://ouvirmusica.com.br/celso-adolfo/386087/ e escute uma seleção de músicas de Celso Adolfo que inclui Nós Dois

Show – Pedro Antônio convida: Celso Adolfo

Dia 07/03, às 21 horas, Teatro Rondon Pacheco: Avenida Santos Dumont, 517, Centro, Uberlândia (MG)

Ingressos à venda na bilheteria entre R$15 e R$ 30,00.

 

greenpeace 46

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s