
O grupo paranaense Viola Quebrada vai ser o destaque do programa Terra da Padroeira que a TV Aparecida, de Aparecida (SP), levará ao ar neste domingo, 8 de março, a partir das 9 horas. Oswaldo Rios (voz e violão), Mari Amatti (voz), Rogério Gulin (viola) e Rubens Pires (acordeon) formam o grupo, um dos principais representantes do Estado de música brasileira de raiz. Em seu repertório, o Viola Quebrada resgata preciosidades desta vertente para interpreta-las com arranjos modernos, embora não menos singelos, de uma maneira não saudosista, mas que respeita a tradição.
O nome do grupo, Viola Quebrada, é inspirado em poema de Mário de Andrade. Em 1998, gravou o primeiro CD, também chamado Viola Quebrada, contendo a canção título do poeta modernista; Flor do cafezal, de Luiz Carlos Paraná; Meu céu, de Xavantinho e Zé Mulato; e Caçador, de Tião Carreiro e Carreirinho, entre outras. O disco contou com a participação especial de Pena Branca e Xavantinho, do violeiro Roberto Corrêa e do grupo curitibano Terra Sonora.
No ano seguinte, o Viola Quebrada apresentou-se no Teatro da Reitoria, em Curitiba. Em 2003, pelo selo Kuarup, o público conheceu Sertaneja, álbum que contou com as participações especiais de Roberto Corrêa, Badia Medeiros e Paulo Freire. Estão presentes no disco, entre outras, a música título gravada por Orlando Silva, em 1939; Boneca cobiçada, de Palmeira e Biá; Chitãozinho e Xororó, de Serrinha e Athos Campos; Cabocla Tereza, de João Pacífico e Raul Torres; e Cabelo loiro, de Tião Carreiro e Zé Bonito. O disco teve participação especial de Zeca Baleiro, no fandango Balão que cai, de Paranaguá.
Em 2011, a dupla Cascatinha e Inhana ganhou homenagem dos músicos paranaenses. O disco teve participação especial das Irmãs Galvão, que cantaram nas releituras de Colcha de Retalhos e Chuá, Chuá, com alguns causos sobre Cascatinha e Inhana. Em 2013, o Viola Quebrada recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, promovido em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Viola Caipira, na categoria melhor grupo.
O Barulho d’água Música esteve no começo de fevereiro em Uberaba, com Oswaldo Rios, e na companhia dele, de João Arruda (SP) e de Valdir Verona (RS), viajou da cidade do Triângulo Mineiro para Campinas, depois, São Paulo. Rios informou ao blog que o Viola Quebrada já está gravando o próximo disco, com previsão de lançamento ainda em 2015.
O programa Terra da Padroeira é produzido para quem curte moda boa, apresentado por Kléber Oliveira, sempre acompanhado de seus parceiros Tonho Prado e Menino da Porteira. Além de muita música e de crônicas sobre a vida no campo, o telespectador fica sabendo de todas as informações e atividades do Santuário Nacional, envolto por um cenário inspirado no mais autêntico universo caipira.