Almir Sater fará cinco apresentações no estado de São Paulo em março, duas das quais no final do mês, ambas na Capital. Almir Sater passará ainda por Santos (dia 12), São Caetano do Sul (dia 15) e Ribeirão Preto (dia 26), antes de seguir para Belo Horizonte, onde já em 10 de abril será atração do Palácio das Artes. Em todas estas ocasiões brindará à plateia com sucessos dos mais de três décadas de estrada.
Violeiro dos mais conceituados do país e do mundo, o cantor e compositor é natural de Campo Grande (MS). Já lançou dez discos, todos com grande procura e repercussão nacional, e em cujas faixas transita entre a música caipira, executada em viola de 10 cordas, e influências do folk norte-americano. As músicas do repertório refletem tanto o popular, quanto o erudito, de maneira ímpar e inquestionável excelência técnica; a marca de Almir Sater no palco além da simpatia é o de quem sempre se emociona quando pega na viola, da qual o som flui suavemente.
Um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas no Brasil, Almir Sater participou em 1988 do Free Jazz Festival ao lado de nomes consagrados da música mundial. No ano seguinte, abriu o evento no Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, chegava a Nashville (Estados Unidos), a meca da música country mundial. A liberdade de ação junto aos músicos estado-unidenses foi rapidamente absorvida, o que resultou no álbum Rasta Bonito. Entre os prêmios que já levou para casa estão duas estatuetas alusivas ao Sharp, com as canções Moura e Tocando em Frente, gravada por Maria Bethânia.
Parceiro de Renato Teixeira, Paulo Simões, Guilherme Rondon e Sérgio Reis, entre outros, Almir Sater também já tocou com mestres como Tião Carreiro atuou como ator em novelas que marcaram época como A História de Ana Raio e Zé Trovão, Pantanal e Rei do Gado. Essa última, na qual vive a personagem Pirilampo, da dupla que forma com o amigo Saracura (Sérgio Reis) está sendo reapresentada atualmente pela Rede Globo.
Agenda de Almir Sater em março, no estado de São Paulo
12, 21 horas: Coliseu de Santos – Rua Amador Bueno, 237, telefone (13) 4062 0016
15, 19 horas: Teatro Paulo Machado de Carvalho – Alameda Conde de Porto Alegre, 840, bairro Santa Maria, São Caetano do Sul, telefone (11) 2122-4070
26, 21 horas: Theatro Pedro II – Rua Alvares Cabral, 370, Ribeirão Preto, Centro, telefone (16) 3977-8111
27 e 28, 21 horas: Teatro Cetip do Instituto Tomie Othake- Rua Coropés, 88, bairro Pinheiros, São Paulo