
Gustavo Guimarães, violeiro cantor e compositor de Diamantina (MG), vai cantar músicas autorais e clássicos da viola caipira nesta sexta-feira, 20, no teatro da Assembleia Legislativa, em BH. A cantoria está prevista para começar às 19h30, com as participações de Pedro Gomes (baixo), Wallace Gomes (violão), e Eros Fresic (percussão). Maria Célia (voz), Dorinha (voz) e Carlos Máximo (violão) subirão ao palco como convidados.
Gustavo Guimarães é um dos mais jovens e virtuosos violeiros do país e da atual e brilhante safra mineira que se dedica ao instrumento de 10 cordas. Em Diamantina e região, cresceu cercado por matas, córregos e fazendas. Esta convivência com a natureza e as várias manifestações culturais como Folia de Reis e o Congado refletem-se hoje na obra que constrói há quase vinte anos e estão presentes nas faixas dos dois álbuns (Vaqueiro e Viola de Todos), repletas de elementos do cerrado do Noroeste mineiro e da cultura popular que emana do Vale do Jequitinhonha; entre os ritmos tradicionais é possível saborear, ainda, pitadas de refinado folk.

“Gosto de falar da vivência na roça, dos mitos e lendas acerca do nosso Estado”, comenta o músico que ao lado de cinco amigos também integra o VivaViola, projeto que circula por Minas Gerais e vários estados: Bilora Violeiro, Chico Lobo, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias. Em novembro, Gustavo Guimarães foi uma das atrações do Encontro Nacional de Violeiros promovido em São Paulo, na Galeria Olido.
O Teatro da Assembleia Legislativa mineira fica na rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O ingresso será vendido a R$ 20,00 a partir das 19 horas. Para mais informações há o telefone (31) 2108-7827.