Teatro da Assembleia Legislativa de BH recebe violeiro Gustavo Guimarães (MG)

gustavo guimarães
Gustavo Guimarães traz em suas composições elementos do cerrado embalados por ritmos como folia de reis e congada, com uma saborosa pitada de folk (Foto: Marcelino Lima)

 

Gustavo Guimarães, violeiro cantor e compositor de Diamantina (MG), vai cantar músicas autorais e clássicos da viola caipira nesta sexta-feira, 20, no teatro da Assembleia Legislativa, em BH. A cantoria está prevista para começar às 19h30, com as participações de Pedro Gomes (baixo), Wallace Gomes (violão), e Eros Fresic (percussão). Maria Célia (voz), Dorinha (voz) e Carlos Máximo (violão) subirão ao palco como convidados.

Gustavo Guimarães é um dos mais jovens e virtuosos violeiros do país e da atual e brilhante safra mineira que se dedica ao instrumento de 10 cordas. Em Diamantina e região, cresceu cercado por matas, córregos e fazendas. Esta convivência com a natureza e as várias manifestações culturais como Folia de Reis e o Congado refletem-se hoje na obra que constrói há quase vinte anos e estão presentes nas faixas dos dois álbuns (Vaqueiro e Viola de Todos), repletas de elementos do cerrado do Noroeste mineiro e da cultura popular que emana do Vale do Jequitinhonha; entre os ritmos tradicionais é possível saborear, ainda, pitadas de refinado folk.

vivaviola
Gustavo Guimarães, Bilora Violeiro, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias e Joaci Ornelas (Foto: Marcelino Lima)

 

“Gosto de falar da vivência na roça, dos mitos e lendas acerca do nosso Estado”, comenta o músico que ao lado de cinco amigos também integra o VivaViola, projeto que circula por Minas Gerais e vários estados: Bilora Violeiro, Chico Lobo, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias. Em novembro, Gustavo Guimarães foi uma das atrações do Encontro Nacional de Violeiros promovido em São Paulo, na Galeria Olido.

O Teatro da Assembleia Legislativa mineira fica na  rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O ingresso será vendido a R$ 20,00 a partir das 19 horas. Para mais informações há o telefone (31) 2108-7827.

11043216_887506357978898_1406036831069394558_n

SC 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s