
Reinaldo Volpato, cineasta formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) está comemorando aniversário hoje, o que motiva o Barulho d’água Música a enviar um abraço fraterno até Botucatu (SP), onde mora o premiado diretor que já produziu filmes de curta, média e longa metragens, programas e séries de televisão, vídeos institucionais, educativos, clipes e espetáculos musicais, publicidade e marketing político.
Um destes trabalhos, o documentário A Moda é Viola (2013), oferece um panorama sobre a moda caipira e procura desvendar as origens da música e do instrumento. Além disso, apresenta o estilo caipira como uma das principais vertentes da música popular brasileira, revelando como cantadores e poetas expressam a realidade social. O documentário da Taus Produções Audivisuias, de Volpato, conforme destacado em sua divulgação trata-se de uma “visura do livro A Moda é Viola-Ensaio de Cantar Caipira“, de Romildo Sant’Anna.
Reinaldo Volpato já recebeu vários prêmios, entre eles o de Argumento e Roteiro no Programa de Desenvolvimento de Projetos da Embrafilme; Governador do Estado de São Paulo de Autoria; Melhor Direção de Arte; Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Som; os Espírito Carioca e Melhor Som no Rio Cine Festival. Estranha Cotovelada recebeu o Prêmio Fomento ao Cinema Paulista da Secretaria do Estado da Cultura e foi um dos 13 filmes escolhidos para produção entre 107 projetos inscritos, após análise de uma comissão formada por cineastas, críticos, estudiosos e professores da área do cinema de acordo com critérios adotados pela Secretaria do Estado da Cultura. O cineasta dirigiu em 2.000 o programa Viola Minha Viola, da saudosa Inezita Barroso, ainda atuou como Gerente Executivo de programação da equipe pioneira da TV Brasil.
Receba, Volpato, em nome dos amigos e seguidores do blog, nossos votos de felicidades e de sucesso contínuos!