Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Corta! Vamos ao parabéns para Reinaldo Volpato! Luzes, câmera, ação!

Deixe um comentário

Volpatooo

Reinaldo Volpato (de óculos) recebeu vários prêmios na carreira como diretor de cinema e na televisão dirigiu Viola Minha Viola; é autor do documentário A Moda é Viola, baseado em livro de Romildo Sant’Anna

 

Reinaldo Volpato, cineasta formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) está comemorando aniversário hoje, o que motiva o Barulho d’água Música a enviar um abraço fraterno até Botucatu (SP), onde mora o premiado diretor que já produziu filmes de curta, média e longa metragens, programas e séries de televisão, vídeos institucionais, educativos, clipes e espetáculos musicais, publicidade e marketing político.

Um destes trabalhos, o documentário A Moda é Viola (2013), oferece um panorama sobre a moda caipira e procura desvendar as origens da música e do instrumento. Além disso, apresenta o estilo caipira como uma das principais vertentes da música popular brasileira, revelando como cantadores e poetas expressam a realidade social. O documentário da Taus Produções Audivisuias, de Volpato, conforme destacado em sua divulgação trata-se de uma “visura do livro A Moda é Viola-Ensaio de Cantar Caipira, de Romildo Sant’Anna.

 

Reinaldo Volpato já recebeu vários prêmios, entre eles o de Argumento e Roteiro no Programa de Desenvolvimento de Projetos da Embrafilme; Governador do Estado de São Paulo de Autoria; Melhor Direção de Arte; Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Som; os  Espírito Carioca e Melhor Som no Rio Cine Festival. Estranha Cotovelada recebeu o Prêmio Fomento ao Cinema Paulista da Secretaria do Estado da Cultura e foi um dos 13 filmes escolhidos para produção entre 107 projetos inscritos, após análise de uma comissão formada por cineastas, críticos, estudiosos e professores da área do cinema de acordo com critérios adotados pela Secretaria do Estado da Cultura. O cineasta dirigiu em 2.000 o programa Viola Minha Viola, da saudosa Inezita Barroso,  ainda atuou como Gerente Executivo de programação da equipe pioneira da TV Brasil.

Receba, Volpato, em nome dos amigos e seguidores do blog, nossos votos de felicidades e de sucesso contínuos!

a moda é violaSC 2

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s