Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Daniel Franciscão canta com Marina Ebbecke e Sérgio Turcão no programa Talentos, de Herodoto Barbeiro

Deixe um comentário

danielfranciscao

Músico cantor e compositor, professor de viola e regente da Orquestra de Violas Terra da Uva (OVTU), de Jundiaí (SP), Daniel Franciscão foi a atração na noite de segunda-feira, 30, do quadro Talentos do Jornal da Record News, apresentado sempre pelo jornalista Heródoto Barbeiro, que já recebeu  mais de quinhentos artistas de diversas tendências da música e da cultura nacionais. Daniel Franciscão apresentou faixas do seu álbum autoral Violeiro de Profissão e clássicos como Comitiva Esperança (Almir Sater/Sergio Reis) e Papo pro ar (Joubert Carvalho), acompanhado por Marina Ebbecke  e Sérgio Turcão.

Violeiro de Profissão é de 2013 e o primeiro da carreira de Franciscão. O álbum produzido por Turcão tem participações especiais de Renato Teixeira, Cláudio Lacerda, Zé Paulo Medeiros, Wilson Teixeira e Ricardo Vignini e reúne uma competente mescla de ritmos como o chamamé, toadas e baião entre outras influências da música popular brasileira, que tornam o disco diverso e sem fronteiras. A maioria das composições é do próprio Franciscão, que as intercala com interpretações de sucessos regionais e caipiras. O universo da viola de dez cordas encontra-se, portanto, bem representado, traduzindo as diferentes linguagens do instrumento em canções de identidade singular que carregam mensagens de simplicidade, admiração à natureza e amor à profissão de cantador e violeiro.

daniel-terra-da-uva

Já a OVTU há quatro anos representa Jundiaí com a preocupação de preservação, memória e divulgação de tradições da cultura popular. É composta por 30 integrantes, entre eles a solista Marina Ebbecke. Das cordas dos integrantes em seus concertos costumam soar consagrados sucessos da música regional e popular brasileira como Cuitelinho, Trenzinho Caipira, Disparada e Cio da Terra além da introdução de Stairway to haven (do Led Zeppelin, para abrir Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque) e da Tarantela Napolitana, dedicada por Franciscão aos imigrantes de Itália que ajudaram a fundar e a desenvolver Jundiaí.

Veja abaixo a agenda das próximas apresentações da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, com a ressalva que todos serão restritos aos convidados.

Clique no linque abaixo e veja a participação de Franciscão, Marina e Turcão no quadro Talentos, apresentado por Heródoto Barbeiro.

http://videos.r7.com/daniel-franciscao-apresenta-a-verdadeira-musica-raiz-no-jornal-da-record-news/idmedia/5519e6150cf2eb2ce518b99a.html

Próximas apresentações da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, com a ressalva que todos serão restritos aos convidados:

15/05 Encontro Regional Sescon-SP em Ribeirão Preto/SP 
24/07 Encontro Regional Sescon-SP em Marília/SP
27/08 Encontro Regional Sescon-SP em Atibaia/SP
23/10 Encontro Regional Sescon-SP em Itapecerica da Serra/SP

4cantosabrile]wSC 2

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s