Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Rolando Boldrin recebe Xangai nesta Páscoa em mais um Sr.Brasil na TV Cultura

Deixe um comentário

xANGAITT

O cantor Xangai é um dos ícones do  Nordeste e, além de uma ampla discografia, é considerado o melhor intérprete da obra do amigo menestrel Elomar

Como Eugênio Avelino apenas alguns admiradores o conhecem. Mas se o tratam por Xangai, então, uma legião de fãs sabe que a referência é ao cantor, ator e violeiro de Itapebi, cidade do extremo sul da Bahia, às margens de um dos afluentes do rio Jequitinhonha, o Jundiá. Dono de uma ampla discografia própria, que começou em 1976 com Acontecivento, Xangai é parceiro entre outros do mestre Elomar Figueira de Melo, com o qual gravou os célebres Cantoria 1 e 2, com participações ainda de Vital Farias e Geraldo Azevedo. Todo este talento e carisma para a produção de xotes, baiões, forrós e outras vertentes por meio das quais exprime em suas letras e interpretações o que o Brasil tem de mais peculiar e belo entre os povos do Norte e do Nordeste, estará neste domingo de Páscoa, 5, a partir das 10 horas, no banco do apresentador Rolando Boldrin, em mais uma edição do programa Sr.Brasil, há dez anos levado ao ar pela TV Cultura. Na quarta-feira, 8, em novo horário, a partir da 1 hora, haverá reprise.

Xangai será recebido por Boldrin acompanhado de Fabrício Ramos (bandolim) e Betinho Macedo (baixolão) e cantará Ino no Cangaço, que compôs com Ivanildo Vila Nova, Despenar (Juraildes Cruz) e Deusa do Asfalto (Adelino Moreira). O público do Sr. Brasil  terá ainda a oportunidade de curtir o próprio Boldrin, em dois momentos, declamando poemas. O primeiro, Vingança de cabloco, do autor é Zé da Luz, será seguido por A chegada de Suassuna no Céu, cujos versos de Klevisson Viana e Bule-Bule prestam tributo ao escritor récem falecido Ariano Suassuna (PE).

Já no quadro Gaveta do Sr.Brasil, série que relembra gravações dos nove anos do programa na emissora da Fundação Padre Anchieta, a poesia escolhida é a clássica Carcará, de João do Vale. O número musical, com o Nenéu Liberalquino Trio, resgata outra joia do cancioneiro nordestino concebido por Zé do Norte, Mulher Rendeira.

Linque para baixar a discografia de Xangai, do blog Quadrada dos Canturis (o Barulho d’água Música alerta para que, ao fazer o download, o internauta esteja com seu programa antivírus e de combate à invasões ativados e que  fique atento com a possibilidade de ser convidado a baixar sites oportunistas e maliciosos, descartando-os de pronto)

http://quadradadoscanturis.blogspot.com.br/2014/03/xangai-eugenio-avelino-discografia.html

SC 2

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s