Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Destaque do projeto “A Serra que toca”, hoje é aniversário do músico, professor e regente Braz da Viola (MG)

Deixe um comentário

Braz e Inezita

Com Inezita Barroso, com quem trabalhou e dedicou Feito na Roça, álbum no qual Braz da Viola à frente da Orquestra de Violas Caipira conta com participações de Zé Mulato e Cassiano, Pereira da Viola, Paulo Freire, além da própria rainha da música caipira interpretando Lampião de Gaz

Hoje, 10, o abraço de aniversário do Barulho d’água Música vai até Penedo (RJ), agradável localidade fluminense ao encontro de Braz da Viola, violeiro, regente, luthier e professor que trabalha em salas de aula desde 1990, período durante o qual desenvolveu métodos próprios de ensino, editados em forma de livros, CDs e vídeo aulas em VHS e DVD. Natural de Consolação (MG), Braz da Viola ministrou oficinas dentro do projeto Violeiros do Brasil no SESC Pompeia, em São Paulo, e nas unidades desta entidade em Catanduva, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além do Festival de Música de Ourinhos (SP), Londrina (PR), Itamonte (MG), Itapeva (SP) e dentro do FESTIVALE, no Vale do Jequitinhonha em Bocaiúva (MG) e Montes Claros (MG) dentro da programação do festival de folclore.

Braz da Viola recebeu em 2011 o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira. Todo ano, ao final de janeiro, promove o curso Viola nas Montanhas, em São Francisco Xavier (SP), no qual já teve a participação de artistas como Pena Branca, Inezita Barroso, Paulo Freire, Ivan Vilela, Juliana Andrade e Bilora Violeiro. Como músico, participou de projetos importantes tais quais Música do Brasil, produzido por Hermano Vianna para a Abril Cultural, apresentado em CDs, livros, e na MTV e TV Cultura por Gilberto Gil. Foi destaque, ainda, no projeto Brasil 500 da Fundação Roberto Marinho; Viola Brasileira, do Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro; Violeiros do Brasil, gravado ao vivo no SESC Pompeia, programas exibidos pela TV Cultura e Balaio Brasil do Sesc São Paulo. Apresentadores tais quais Jô Soares e Inezita Barroso (Viola Minha Viola) já o levaram para a televisão.

Ainda com a eterna rainha da música caipira Inezita Barroso trabalhou dois anos num show durante o qual a Orquestra de Viola Caipira acompanhava a cantora. Renato Andrade, Adelmo Arcoverde, Zé Mulato e Cassiano, e Renato Vieira no projeto Violeiros do Brasil em shows pelo interior de São Paulo e Brasil a fora já dividiram o palco com Braz da Viola.

 

Em agosto de 2006, foi um dos representantes do Brasil no Festival of World Cultures em Dublin, na Irlanda, por meio de três apresentações e um workshop. Desde 1991 está à frente da Orquestra de Viola Caipira, que é de São José dos Campos e tem por objetivo divulgar e popularizar a viola caipira, além de lapidar e agrupar violeiros. Por quase quatro anos a partir de 1999 desenvolveu trabalho semelhante em Londrina (PR) com a Orquestra Viola de Coité, ano no qual fundou também o grupo Viola Serena, em Itamonte (MG). Em 2011 formou em São Francisco Xavier (SP) a Orquestrinha São Xico.

A serra que toca

 

O talento de Braz da Viola poderá ser apreciado dentro de duas semanas, na sexta-feira, 24, quando ele será atração do projeto A Serra que Toca, do Sesc de São José dos Campos, cuja finalidade é promover apresentações de artistas que vivem junto à Serra da Mantiqueira e se inspiram nela para mostrar a sua música. A cantoria transcorre no espaço de convivência da unidade, que abriga até 450 pessoas, sem cobrança de entrada, sempre a partir das 19h30.

Hoje, 10, o público poderá curtir o Cordas da Mantiqueira, formado por 13 músicos (sob a direção de Oliveira Neto, guitarrista e violeiro com mais de 20 anos de experiência) que interpretam clássicos da música caipira, além de músicas de novos compositores. Na semana que vem, 17, será a vez de Elder Costa mostrar Mantiqueira Musa em um trabalho influenciado pela sua origem brejeira no sul mineiro e pelo universo pop, resultando numa MPB com sotaques regionais. O show tem como base o repertório autoral, além das canções criadas para o espetáculo. O Sesc de São José dos Campos fica na avenida Adhemar de Barros, 999, telefone 012 3904-2000

Braz da Viola em discos

  • 1994 Paraiba vivo, o rio da minha terra – com a Orquesta de Viola Caipira
  • 1995Modas e violas do vale – com a Orquesta de Viola Caipira
  • 1996 Crisálida – com Roberto Corrêa e Orquestra Juvenil
  • 1997Clarão do luar
  • 1998Violeiros do Brasil – Vários artistas
  • 1998Feito na Roça – com a Orquesta de Viola Caipira
  • 2000Festa no Lugar – com a Orquesta de Viola Caipira
  • 2001Florescê
  • 2001 Viola de Coité – com a Orquestra de Viola Caipira de Londrina

11078183_918468668203744_413413060027449882_n

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s