Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Kaká Novaes abre e Fernando Guimarães (MG) será uma das atrações do III Festival de Arte Popular do Alto Tietê (SP)

Deixe um comentário

Congada

O Encontro de Mestres de Congada e Moçambique do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes também vai animar a noite de abertura do III Festival do Alto Tietê

Um show com Kaká Novais  e convidados integra a programação de abertura nesta sexta-feira, 17, do III Festival de Arte Popular do Alto Tietê (SP). A noite de estreia também oferecerá ao público o Encontro de Mestres de Congada e Moçambique do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes e a performance de Marquinhos Cardoso, tudo a partir das 19 horas, no Teatro Vasques, cujo endereço é Rua Doutor Corrêa, 515, Largo do Carmo,  Mogi das Cruzes (SP)

O  III Festival de Arte Popular do Alto Tietê terá atrações musicais, exposições, montagens teatrais, saraus, sessões de cinema,  e workshops, entre outras formas de manifestações culturais que poderão ser apreciadas  até 17 de maio pelos moradores  de Arujá, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. De acordo com Déo Miranda, compositor, produtor e idealizador das atividades que serão coordenadas pela Malungada Produtos Culturais, a meta é permitir que todas as linguagens artísticas e seus condutores, quer sejam tradicionais ou urbanas, ocupem simultaneamente e de forma livre o mesmo palco, integrando-se e interagindo em apresentações com acesso liberado ao público, já que “a arte popular é a arte que vem do povo e também é a arte que o povo elege”.

Fernando Guimarães

Fernando Guimarães, mineiro de Caldas, é violeiro com formação clássica em violão. Suas composições já foram gravadas por Dércio Marques, enfatizam a vida no campo, valorizam a cultura caipira e contestam ações de degradação do meio-ambiente (Foto: Gui Ribeiro)

Fernando Guimarães

A programação completa e os endereços, datas e horários do III Festival de Arte Popular do Alto Tietê pode ser conferida em http://www.malungadapc.com. Em maio, por exemplo, um dos destaques será a apresentação de Fernando Guimarães, marcada para o dia 2, a partir das 20 horas, no Teatro Contadores de Mentira, situado em Suzano.

Mineiro de Caldas, Fernando Guimarães  é autor de canções que exaltam a vida na roça e mostram o sentimento do sertanejo por meio de arranjos bem trabalhados e apurada técnica no dedilhar das cordas tanto da viola caipira, quanto do violão clássico. As canções também valorizam manifestações folclóricas da cultura popular brasileira e criticam o descaso para com a natureza. 

Fernando Guimarães passou a infância na Fazenda Ribeirão Fundo, local que o fez crescer ligado à terra, atributo que enriquece o currículo de vários expoentes da música regional. Da avó, bandolinista, herdou o gosto e a habilidade musical,  e do pai “puxou” a paixão por viola caipira. Cercado por música de fina qualidade, com diversos amigos e parentes o incentivando a trilhar por este caminho, estudou violão clássico e popular e assim aprimorou as habilidades com o instrumento.

Como violeiro realizou diversos trabalhos desde 1979, ano no qual  começou a participar de festivais em Caldas. Sem deixar a carreira solo de lado, entre 1984 e 1987 fez parte do Grupo Origem, que interpretava canções folclóricas e de própria autoria. O último trabalho gravado é de 1987, intitulado Bem Te Viagem a Ribeirão Fundo, cujas composições retratam as características mineiras do compositor. A fauna e a flora fazem parte dos temas recorrentes do disco, assim como a imagem do caipira. Fernando Guimarães também participou de gravações com Pereira da Viola e teve obras gravadas por Dércio Marques.  

Em Suzano, Fernando Guimarães será atração dentro do III Festival de Arte Popular do Alto Tietê da série Cantoria de todos os cantos. A apresentação dele será precedida por Mauri Noronha, que por sua vez contará com a participação de Chico Pedro, flautista do Raíces de América.

 

Festival

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s