Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

1º Encontro de Choro de Campinas vai até 24 de abril destacando participação da mulher

Deixe um comentário

Choro-Campinas (1)

O quarteto feminino Praça Onze valoriza o repertório de choro do século XIX, período durante o qual ritmos europeus se misturavam à linguagem e ao swing brasileiros, com belíssimas melodias de polca, maxixe e tango brasileiro (Foto: Martinho Caires).

Do site da Agência Social de Notícias, de Campinas

Começou no dia 18 e prosseguirá até 24 de abril o 1º Encontro de Choro de Campinas (SP), com várias atrações, em diversos espaços, compondo o evento musical que deriva do Encontro de Choro da Unicamp, surgido em 2004 no Instituto de Artes da Universidade. Desde então, foram realizadas sete edições em diferentes formatos. Em 2015, o 1º Encontro de Choro de Campinas somará nove dias de intensa programação e teve uma atração de alta qualidade no dia da abertura no Boteco na Estação, evento na Estação Cultura. Participaram os grupos Corta Jaca e Praça Onze.

O grupo de choro Corta Jaca, formado por Gerson Gimenes (bandolim e violão), Ísis Cordeiro (cavaquinho), Arildo Carvalho (violão de sete cordas) e Judie Sousa (pandeiro), tem repertório eclético e passeia por memoráveis sucessos de mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, K-Ximbinho, Abel Ferreira sem deixar de visitar novos compositores como Maurício Carrilho, Proveta, Pedro Amorim, Paulinho da Viola, Leroy Amêndoa e muitos outros.

Composto exclusivamente por mulheres, o Praça Onze, com Gabriela Coelho (flauta), Luiza Pierre (cavaco), Samanta Okuyama (violão) e Simone Medeiros (pandeiro), valoriza o repertório de choro do século XIX, quando ritmos europeus se misturavam  à linguagem e ao swing brasileiros, com belíssimas melodias de polca, maxixe e tango brasileiro.

A programação do 1º Encontro de Choro de Campinas oferecerá, ao todo, 8 shows, 6 oficinas de instrumento, 5 oficinas de prática de conjunto, 4 aulas abertas e 8 rodas de choro. Este ano o tema é A Mulher no Choro, com apresentações musicais cujo propósito é enaltecer as compositoras e as instrumentistas, complementadas por aulas de instrumentos para formação de novos chorões e, principalmente, choronas. As aulas são ministradas por professores da Escola Portátil do Rio de Janeiro e pelas artistas Monica Salmaso e Sheila Zagury.

Este projeto foi contemplado no edital Festivais de Artes do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (PROAC) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, Pró Reitoria de Extensão da Unicamp, Instituto de Artes da Unicamp, Empório do Nono e Almanaque Café, além de diversos apoiadores que tornaram possível o evento.

1º Encontro de Choro de Campinas será encerrando com a Seresta na Praça, no Coreto da Praça Carlos Gomes e ao longo desta semana terá a seguinte agenda:

20 de abril –

19h30 – Conjunto Subindo a Ladeira – Homenagem a Chiquinha Gonzaga – Companhia Sarau – Retirada de ingresso 1 hora antes no local – Rua José Martins, 1899, Vila Santa Izabel, Barão Geraldo

21h – Roda Empório do Nono – Empório do Nono – Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1128 – Barão Geraldo, fone: 19 3289-0041

21 de abril –

18 h – Monica Salmaso e Professores do I Encontro de Choro – Concha Acústica do Parque Taquaral

20 h – Roda Almanaque Café – Almanaque Café – Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1128 – Barão Geraldo, telefone: 19 3249-0014

22 de abril –

19h30 – Grupo de Choro da UFMT – Auditório da Adunicamp – Retirada de ingresso 1 hora antes no local – Avenida Érico Veríssimo, 1479 – UNICAMP

21 h – Roda Casa São Jorge – Casa São Jorge – Avenida Santa Isabel, 655 – Barão Geraldo, telefone: 3249-1588

23 de abril –

21 h – Roda Saideira – Aniversário do Pixinguinha – Almanaque Café

24 de abril –

20 h – Orquestra de Choro Campineira- Na Seresta na Praça – Coreto Praça Carlos Gomes – Av. Anchieta com General Osório – Centro

unnamed

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s