Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Colabore com a vaquinha virtual para a gravação do novo álbum de Luiz Salgado (MG)

Deixe um comentário

Luiz Salgado Partiow

Luiz Salgado (Araguari/MG) é uma voz poética, mas vigorosa, em defesa das belezas naturais e da vida no cerrado, além das tradições do povo mineiro e exalta estas bandeiras em suas composições (Foto: Marcelino Lima, Botucatu/SP, abril 2015)

O poeta, compositor e violeiro Luiz Salgado, de Araguari (MG), está com campanha aberta na internet, por meio da plataforma de financiamento coletivo (crowfunding) Partio, para arrecadar colaboração de amigos e admiradores e lançar um novo álbum, Quanto Mais Meus Óio Chora Mais o Mar Quebra na Praia. 

Luiz Salgado é um nome dos mais respeitados da atual safra de cantadores regionais tanto de Minas Gerais, quanto do Brasil. Suas composições são ligadas ao folclore, defendem e exaltam a biodiversidade e a cultura do povo do cerrado. Já participou de vários festivais e venceu alguns deles, como o Canções para Arteiros, do Itaú Cultural, em 2009. Gravou os discos  Trem Bão (2003), Sina de Cantadô (2007), e Navegantes (2010), além do DVD Noite e Viola (2012). Em 2013, em parceria com Katya Teixeira, fez o álbum 2 Mares. Com Katya Teixeira e músicos de vários estados tem tornado conhecido Brasil a fora o Dandô Circuito de Música Dércio Marques. Ao lado de Cláudio Lacerda, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira integra o projeto cultural 4 Cantos.

A meta da campanha é captar R$ 20 mil até 31 de maio, com contribuições a partir de R$ 20,00; para quantias acima deste mínimo há recompensas que variam de acordo com o valor disponibilizado. Para saber mais detalhadamente como aderir visite htps://partio.com.br/projeto/luiz-salgado/  

No quase longínquo ano de 1983, Luizinho subiu pela primeira vez em um palco. Ele estava com 7 anos de idade quando ocupou o auditório da Rádio Clube de Patos, em Patos de Minas (MG). Mais de uma década depois, já estava vivendo da cantoria, o que lembra a palavra de Gilvan de Oliveira para quem a “música é vocação, profissão e ofício”. E assim, o tempo foi se passando, a colcha de retalhos musicais foi sendo tecida, despretensiosamente… mas quando se olha pra trás, percebe-se a trama formada pelos fios da carreira de Salgado, com pontos firmes, costurados desde sempre. Hoje, ele canta sua terra, seu povo, seus costumes e saberes. Nos quatro CD’s e DVD já lançados, traz dentro de sua viola as Folias de Reis, as Congadas, toadas, pagodes de viola e uma eloquente e firme defesa das belezas e de todas as formas de vida do cerrado.

turminha

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s