Sesc Interlagos programa duas atrações com o músico João Arruda (SP) no Viveiro de Plantas

joão arruda interlagospb
João Arruda é cantor, compositor e multi-instrumentista, integrante dos grupos Flautins Matuá e CantaVento e curador de projetos musicais como o Arreuní, em Campinas (Foto: Marcelino Lima, Sesi de Osasco/SP, setembro 2013)

O cantor e compositor multi-instrumentista João Arruda vai animar (duas vezes no mesmo dia) o público do Sesc de Interlagos na tarde de quinta-feira, 30. Na véspera do feriado do Dia do Trabalhador, o talentoso e irrequieto músico de Campinas (SP) será uma das atrações do projeto Pétala por Pétala, e, às 12 horas, cantará ao som de suas violas músicas de sua carreira e de artistas populares, no viveiro de plantas. Depois, às 16 horas, participará de roda de prosas, cantorias  brincadeiras ao lado de João Bá, Levi Ramiro, e Nanah Correia.

João Arruda, por meio de sua arte, apresenta ampla pesquisa de recriação e valorização dos temas ligados à cultura popular brasileira. Em sua carreira solo já gravou os álbuns Celebra Sonhos e Venta Moinho (2013) e entre outros grupos integra o Flautins Matuá e o CantaVento. As suas atividades incluem a curadoria do projeto Arreuní e participações como convidado e anfitrião em várias edições do Dandô Circuito Cultural Dércio Marques. O primeiro ocorre sempre no Centro Cultural Casarão do Barão, em Barão Geraldo, distrito de Campinas, é gratuito e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Idealizado por Arruda, o Arreuní  permite ao público o contato com o trabalho de vários artistas reunidos em um mesmo palco para celebrar a música e a arte.

Já o Dandô, que arrebatou em dezembro de 2014 o Prêmio Brasil Criativo (categoria Artes de Espetáculo/Música), é idealizado por Katya Teixeira, cantora e pesquisadora paulistana. Ao lançar em 2013 o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, Katya pensava em fomentar a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões para criar um intercâmbio e gerar novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos, mas poderia ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida fora da “grande mídia”. Um artista saindo de cada cidade e passando por todos os pontos do circuito em uma caravana contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.

Pétala por Pétala 2015

Tendo em vista a importância do bioma Mata Atlântica e a necessidade de ressaltar o histórico de atuação do Sesc Interlagos na área socioambiental e a sua relação com as áreas de floresta dentro e no entorno da unidade,  o evento Pétala por Pétala 2015 propõem trabalhar uma diversidade de diálogos sobre o bioma Mata Atlântica , em toda sua abrangência, com o tema Territórios da Mata.

Iniciado em 25 de abril e com temporada até 3 de maio, Territórios da Mata é uma instalação cenográfica desenvolvida pela equipe do Ateliê Mata Adentro. O objetivo da instalação é ser um espaço lúdico e de sensibilização do público sobre o bioma Mata Atlântica. Sua composição envolve diversos elementos naturais (galhos, troncos, minerais, plantas) com artefatos de comunidades tradicionais e uma dinâmica circular de mandala que convida o visitante a vivenciar a diversidade da vida em toda sua força e fragilidade, harmonias e conflitos. A proposta é gerar sensações e reflexões sobre as características do bioma Mata Atlântica e a urgência da sua preservação e recuperação. 

O Sesc Interlagos fica na Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial, na zona Sul de São Paulo, a 1.500 m da estação Primavera-Interlagos da CPTM.

10950708_10152624487917543_4149715336302415224_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s