Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Bilora, violeiro de Santa Helena de Minas campeão de festivais, faz aniversário hoje

Deixe um comentário

Bilora Violeiro arte

Bilora travou os primeiros contatos com a cultura popular por meio de folias, batuques, cantigas de roda, contradanças, festas juninas e literatura de cordel. Cantor e compositor, ele já gravou três álbuns e integra o sexteto VivaViola (Foto: Marcelino Lima, Encontro Nacional de Violeiros, SP, nov.2014)

Hoje, 29 de abril, o Barulho d’água Música registra o aniversário do músico Bilora, violeiro natural de Santa Helena de Minas, cidade encravada no Vale do Mucuri (MG), situada na divisa com o sul da Bahia. Atualmente morador de Contagem, Grande Belo Horizonte, na região onde nasceu Bilora travou os primeiros contatos com a cultura popular por meio de folias, batuques, cantigas de roda, contradanças, festas juninas e literatura de cordel. Cantor e compositor, ele já gravou  três álbuns, entre os quais o mais recente, Balanciô.  

Formado em Letras, Bilora lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira durante uma década e por outros 3 anos atuou como instrutor de Oficina de Música, no Interior de Minas Gerais. A carreira de músico já o premiou diversas vezes em festivais promovidos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás. Apenas a canção Calango na Cidade acumula 30 troféus, inclusive o primeiro lugar em Avaré (SP), em setembro de 2005; em Ibotirama (BA), em 2006; melhor letra e segundo lugar em Ilha Solteira e São José do Rio Pardo (SP), em 2002. Também faturou o título das edições do festival Canto das Águas, de Três Marias (MG), em 2008 e 2010. Tempo das Águas ficou em 3º lugar  no Festival da Música Brasileira (2000), organizado pela Rede Globo. Em 2011, Bilora foi selecionado pelo Programa Música Minas Intercâmbio Internacional para show em Buenos Aires, Argentina.

Além de Balanciô, Bilora gravou Nas EntrelinhasDe Viola e Coração e Tempo das Águas e suas músicas enriquecem a discografia de variados músicos, grupos, corais e orquestras do país. É um dos 6 violeiros do projeto VivaViola – Sessenta Cordas em Movimento, de muito sucesso de público e crítica em Minas em 2008/09 e 2010, formado pelos conterrâneos Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola, e Wilson Dias.

Parabéns por todas estas realizações e por mais este aniversário, amigo Bilora, e sucesso sempre!

Festival

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s