Mauri de Noronha, Chico Pedro e Fernando Guimarães são atrações de sábado do III Festival de Arte Popular do Alto Tietê

mnfg

Neste sábado, 2 de maio, a programação do  III Festival de Arte Popular do Alto Tietê prosseguirá com apresentações de de cantadores, em noite de verso, poesia e encontros artísticos.  Um dos destaques é poeta e compositor pernambucano Mauri de Noronha, que subirá ao palco do Teatro Contadores de Mentira, em Suzano, para entoar versos e músicas de um  trabalho belíssimo que transita entre o canto e a declamação, evoca sertão e mar com a mesma maestria. Mauri de Noronha fará o seu show acompanhado pelo flautista chileno Chico Pedro, integrante da lendária banda Raíces de América.

A noite em Suzano ainda terá a  participação do cantador e  violonista mineiro Fernando Guimarães, um dos mais representativos artistas de movimento musical chamado por muitos de Cantoria, ao lado de nomes com Xangai, Geraldo Azevedo, Elomar Figueira de Melo, Dércio Marques e Vital Farias. Fernando gravou o primeiro disco em 1987 com o título Bem-ti-viagem primeiro a Ribeirão Fundo que teve produção e participação de Vital Farias, amigo e parceiro musical.

Mineiro de Caldas, Fernando Guimarães  é autor de canções que exaltam a vida na roça e mostram o sentimento do sertanejo por meio de arranjos bem trabalhados e apurada técnica no dedilhar das cordas tanto da viola caipira, quanto do violão clássico. As canções também valorizam manifestações folclóricas da cultura popular brasileira e criticam o descaso para com a natureza. 

Fernando Guimarães passou a infância na Fazenda Ribeirão Fundo, local que o fez crescer ligado à terra, atributo que enriquece o currículo de vários expoentes da música regional. Da avó, bandolinista, herdou o gosto e a habilidade musical,  e do pai “puxou” a paixão por viola caipira. Cercado por música de fina qualidade, com diversos amigos e parentes o incentivando a trilhar por este caminho, estudou violão clássico e popular e assim aprimorou as habilidades com o instrumento.

Como violeiro realizou diversos trabalhos desde 1979, ano no qual  começou a participar de festivais em Caldas. Sem deixar a carreira solo de lado, entre 1984 e 1987 fez parte do Grupo Origem, que interpretava canções folclóricas e de própria autoria. As composições de Bem Te Viagem a Ribeirão Fundo retratam as características mineiras do compositor. A fauna e a flora fazem parte dos temas recorrentes do disco, assim como a imagem do caipira. Fernando Guimarães também participou de gravações com Pereira da Viola e teve obras gravadas por Dércio Marques.  

O  III Festival de Arte Popular do Alto Tietê terá atrações musicais, exposições, montagens teatrais, saraus, sessões de cinema,  e workshops entre outras formas de manifestações culturais que poderão ser apreciadas  até 17 de maio pelos moradores  de Arujá, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. De acordo com Déo Miranda, compositor, produtor e idealizador das atividades que serão coordenadas pela Malungada Produtos Culturais, a meta é permitir que todas as linguagens artísticas e seus condutores, quer sejam tradicionais ou urbanas, ocupem simultaneamente e de forma livre o mesmo palco, integrando-se e interagindo em apresentações com acesso liberado ao público, já que “a arte popular é a arte que vem do povo e também é a arte que o povo elege”

O endereço do Teatro Contadores de Mentira é  Rua Major Pinheiro Froes, 530, no Parque Maria Helena, em Suzano (rua da Estação da CPTM, sentido Terminal Rodoviário). A programação do III Festival de Arte Popular do Alto Tietê está disponível em http://www.malungadapc.com/

 

 

Anúncios

2 respostas para “Mauri de Noronha, Chico Pedro e Fernando Guimarães são atrações de sábado do III Festival de Arte Popular do Alto Tietê”

    1. Opa, opa! Então “cola” lá em Suzano, caso você more por perto, e prestigie este grande artista da nossa música, Marco! E de quebra ainda leve para casa bons momentos ao lado de Fernando Guimarães, Chico Pedro, Déo Miranda e vários baluartes de nossa cultura popular! Abraços e obrigado pelo contato com o blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s