
O público de Poços de Caldas e cidades vizinhas do Sul da Minas Gerais poderá assistir gratuitamente a partir das 10 horas desde domingo, 3 de maio, mais uma rodada do projeto Composição Ferroviária, coordenado pelos músicos Wolf Borges e Jucilene Buosi. A atração no pátio da antiga estação ferroviária desta vez será Filó Machado, que subirá ao palco com o neto, Felipe Machado, também ao violão, e o pianista Fábio Leandro. A abertura caberá à dupla Lorinho Fonseca e Pedro Bertozzi, dois dos mais populares músicos da história da cidade.
Felipe Machado tem 14 anos e vem aprendendo com o avô desde 2012. Ambos começaram a realizar shows pelo Brasil e pelo exterior, em 2014, chegando a representar o o país no Japão por 21 dias, em Tóquio, no Festival de Música Brasileira, e em Nagoya e Yokohama. Em março de 2014, ambos estiveram no palco do Sr. Brasil, recebidos por Rolando Boldrin. Neste domingo, em Poços de Caldas, apresentarão o mesmo show que tem conquistado o mundo pelo virtuosismo e pelo talento excepcional.
Filó Machado é cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador já com 50 anos de carreira. Neste meio século gravou 11 álbuns e recebeu uma indicação ao Grammy Latin Jazz, mais o título de Mestre da Música. Em dezena de países dividiu palco com Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza e outros. Para as gravações de discos, formou parcerias com Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Cesar Camargo Mariano, Djavan, e Jorge Vercillo, entre outros. Apresentou-se em importantes teatros como o Teatre de Bercy (Paris), Carnegie Hall (Nova York), e em teatros e festivais de jazz em Toronto (Canadá), Yokohama, Jackarta (Indonésia), Tóquio, Seattle (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Quito (Equador), Kiev (Ucrânia), Ilhas Canárias (Espanha), Venezuela e outros tantos no Brasil. Em 2011 ministrou em Boston, durante duas semanas, curso masterclass para alunos e professores da Berklee College of Music, escola tradicional reconhecida por atrair os melhores músicos do mundo para seu casting de aprendizes.
O pianista e arranjador Fábio Leandro vem acompanhando Filó Machado desde 2008. Já se apresentou com grandes expoentes da música brasileira como Mônica Salmaso e Toninho Ferragutti.
Lorinho Fonseca tem mais de 45 anos dedicados à música. É multi-instrumentista e foi professor de várias gerações de artistas de destaque. Tocou e ministrou aulas nos Estados Unidos e fez turnê e em Angola. Produtor cultural em Minas Gerais e na Bahia, produzindo álbuns de artistas como Newman, Alain Tavare e Gilson Babilônia, Gabriel Guerra, Italo e Gil. Pedro Bertozzi é figura conhecida em Poços de Caldas por seu talento e interpretação única da MPB. Tem também longa experiência na publicidade e na comunicação e trouxe um projeto pioneiro de web rádio para a cidade.
O projeto Composição Ferroviária é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Gasmig, do DME e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. A logística cabe à Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas e entre outros apoiadores há vários estabelecimentos da iniciativa privada. Nas duas primeiras rodadas, trouxe Ceumar e Daniel Coelho, em março, e os irmãos Kleiton e Kledir, em abril. A dupla gaúcha atraiu cerca de 1.500 pessoas. Depois de Filó e Felipe Machado, estão previstas as participações do Boca Livre Zé Renato, com abertura de João Paulo Amaral (7 de junho) e de Sérgio Santos, precedido novamente por Lorinho Fonseca e Pedro Bertozzi (5 de julho).
