Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Filó e Felipe Machado, avó e neto, são atrações da terceira rodada do projeto Composição Ferroviária, em Poços de Caldas (MG)

Deixe um comentário

 

SONY DSC

Filó Machado e o neto Felipe tocam e cantam juntos desde 2014 e já se apresentaram nas cidades japonesas de Toquio, Nagoya e Yokohama (Foto: Jo Takahashi | Jojoscope)

O público de Poços de Caldas e cidades vizinhas do Sul da Minas Gerais poderá assistir gratuitamente a partir das 10 horas desde domingo, 3 de maio, mais uma rodada do projeto Composição Ferroviária, coordenado pelos músicos Wolf Borges e Jucilene Buosi. A atração no pátio da antiga estação ferroviária desta vez será Filó Machado, que subirá ao palco com o neto, Felipe Machado, também ao violão, e o pianista Fábio Leandro. A abertura caberá à dupla Lorinho Fonseca e Pedro Bertozzi, dois dos mais populares músicos da história da cidade.

Felipe Machado tem 14 anos e vem aprendendo com o avô desde 2012. Ambos começaram a realizar shows pelo Brasil e pelo exterior, em 2014, chegando  a representar o o país no Japão por 21 dias, em Tóquio, no Festival de Música Brasileira, e em Nagoya e Yokohama. Em março de 2014, ambos estiveram no palco do Sr. Brasil, recebidos por Rolando Boldrin. Neste domingo, em Poços de Caldas, apresentarão o mesmo show que tem conquistado o mundo pelo virtuosismo e pelo talento excepcional.

 

Filó Machado é cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador já com 50 anos de carreira. Neste meio século gravou 11 álbuns e recebeu uma indicação ao Grammy Latin Jazz, mais o título de Mestre da Música. Em dezena de países dividiu palco com Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza e outros. Para as gravações de discos, formou parcerias com Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Cesar Camargo Mariano, Djavan, e Jorge Vercillo, entre outros. Apresentou-se em importantes teatros como o Teatre de Bercy (Paris), Carnegie Hall (Nova York), e em teatros e festivais de jazz em Toronto (Canadá), Yokohama, Jackarta (Indonésia), Tóquio, Seattle (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Quito (Equador), Kiev (Ucrânia), Ilhas Canárias (Espanha), Venezuela e outros tantos no Brasil. Em 2011 ministrou em Boston, durante duas semanas, curso masterclass para alunos e professores da Berklee College of Music, escola tradicional reconhecida por atrair os melhores músicos do mundo para seu casting de aprendizes. 

O pianista e arranjador Fábio Leandro vem acompanhando Filó Machado desde 2008. Já se apresentou com grandes expoentes da música brasileira como Mônica Salmaso e Toninho Ferragutti.

Lorinho Fonseca tem mais de 45 anos dedicados à música. É multi-instrumentista e foi professor de várias gerações de artistas de destaque. Tocou e ministrou aulas nos Estados Unidos e fez turnê e em Angola. Produtor cultural em Minas Gerais e na Bahia, produzindo álbuns de artistas como Newman, Alain Tavare e Gilson Babilônia, Gabriel Guerra, Italo e Gil.  Pedro Bertozzi é figura conhecida em Poços de Caldas por seu talento e interpretação única da MPB. Tem também longa experiência na publicidade e na comunicação e trouxe um projeto pioneiro de web rádio para a cidade.

O projeto Composição Ferroviária é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Gasmig, do DME e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. A logística cabe à Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas e entre outros apoiadores há vários estabelecimentos da iniciativa privada. Nas duas primeiras rodadas, trouxe Ceumar e Daniel Coelho, em março, e os irmãos Kleiton e Kledir, em abril. A dupla gaúcha atraiu cerca de 1.500 pessoas. Depois de Filó e Felipe Machado, estão previstas as participações do Boca Livre Zé Renato, com abertura de João Paulo Amaral (7 de junho) e de Sérgio Santos, precedido novamente por Lorinho Fonseca e Pedro Bertozzi (5 de julho).

11053141_808884109197610_5671357792982534950_o

A apresentação em abril de Kleiton e Kledir atraiu à estação ferroviária de Poços de Caldas aproximadamente 1.500 pessoas (Foto: Joseph Mauruss)

Alemão

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s