Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Público de São Paulo assistirá “na faixa” três apresentações de Renato Braz

Deixe um comentário

rbofv

Renato Braz apresenta-se à frente da Orquestra Filarmônica de Violas interpretando a guarânia Índia, em julho de 2014, em São Paulo (Fotos: Marcelino Lima)

O cantor paulistano Renato Braz é um daqueles que conseguem desfrutar de unanimidade no cenário nacional e ser admirado por praticamente todos os públicos, dos amantes da música camerística à caipira. E, neste caso, que me perdoem os rodriguianos, a admiração generalizada não é burra, muito menos genérica.  Capaz de interpretar magistralmente tanto um samba de Noel Rosa, quanto a guarânia paraguaia Índia, acompanhando a Orquestra Filarmônica de Campinas, Renato Braz já se consolidou como uma das melhores vozes da atualidade, recurso que varia do agudo ao grave por meio de toda gama possível de timbres, sem engasgar ou desafinar.

Por esta virtude, recebe convites para enriquecer trabalhos de diversos músicos e além dos sete álbuns já gravados e o Prêmio Visa de 2002 assina parcerias, por exemplo, com Zé Renato, em Papo de Passarim, com Zé Modesto, em Xiló, com Breno Ruiz (Cantilenas Brasileiras, um trabalho autoral de Ruiz, ao piano, com  a voz de Renato Braz) e Consuelo de Paula. Com Consuelo, nas palavras dela, “fizemos juntos um show que se chamava Vozes e Versos, no lendário Vou Vivendo”, a casa de shows de Eduardo Gudin e Elton Altman, na avenida Pedroso de Morais, em Pinheiros (SP). Era o início da década de 1990, bem antes de ambos gravarem CDs.

A lista de canções que Renato Braz pode interpretar, portanto, é inesgotável e cai tão bem quanto o prazer de tomar chuva, transar em uma rede ou simplesmente dar um tempo depois da correria para vislumbrar o Cruzeiro do Sul — para sorte nossa que nem sempre podemos fazer ouvidos moucos para o que e como andam cantando por estes tristes bananeiros trópicos! Em São Paulo, Renato Braz fará neste mês três apresentações, em shows integrantes do Circuito SP de Cultura. Quem for prestigiá-lo nos dias 9 (21 horas, Teatro Leopoldo Fróes), 24 (19 horas, Teatro Cacilda Becker), e 29 (21 horas, Teatro Décio de Almeida Prado) ouvirá entre outros  Anabela e Essa moça (ambas de Mário Gil e Paulo César Pinheiro), Desafio (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), e Casa de Morar (Cláudio Nucci e Cacaso). E nestas três ocasiões, anote na agenda, a entrada será de graça e o público não pagará nada.

rbraz

Endereços dos teatros nos quais Renato Braz estará, em maio, em São Paulo

9, 21 h, Leopoldo Fróes (Biblioteca Prestes Maia, em Santo Amaro): R. Antônio Bandeira, 114, Vila Cruzeiro
24, 19 h, Cacilda Becker: R. Tito, 295, Lapa, (11) 3864-4513
29, 21 h, Décio de Almeida Prado: R. Cojuba, 45, Itaim Bibi, (11) 3079-3438

11014990_839645429450162_5724371688982120101_n

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s