Edição especial do Arreuni! teve João Arruda, Levi Ramiro, Consuelo de Paula e Katya Teixeira, acompanhados por Esther Alves e Yandara Pimentel

arreuni taquaral 1

O Barulho d’água Música acompanhou na tarde de domingo, 24 de maio, a edição especial do Arreuni! realizado na concha acústica do Parque do Taquaral (Campinas/SP), promovido pelo cantor e compositor João Arruda. Além do anfitrião fizeram parte da cantoria, convidados por ele, Katya Teixeira, Consuelo de Paula e Levi Ramiro. Os quatro cantaram e tocaram músicas de suas carreiras acompanhados por Esther Alves (flauta e triângulo) e Yandara Pimentel (percussão). Uma das canções, Beira de folha, ainda inédita, tem assinatura de João Arruda e Consuelo de Paula. A Levi Ramiro coube a única música instrumental do repertório, Vaquejada, que ele gravou no recém lançado Remanso

A proposta de cada Arreuni! é o encontro de artistas que têm a missão de valorização e difusão da cultura popular brasileira. Além de partilhar bons momentos de cantoria, amizade e união com o público. Recepcionados por Arruda, os convidados e a plateia unem-se por meio da música que estimula várias emoções. Com apresentações individuais de cada artista e músicas tocadas e cantadas em conjunto, o repertório de cada rodada conta com canções, folias, congadas dentre outras emoções.  

arreuni taquaral 3

 JOÃO ARRUDA

Músico, violeiro e produtor fonográfico, João Arruda é comprometido com a valorização e recriação de temas, canções e projetos da cultura popular brasileira, bem como de outros países.

Seu trabalho está presente em mais de 15 CDs, em que atuou como artista convidado. Participou de mostras, festivais e programas de rádio e TV. Sua trajetória musical inclui turnês pelo Brasil e exterior. Com o grupo de Pífanos Flautins Matuá integrou o projeto Samarro’s Brazil realizando shows na França e na Itália. Em trabalho solo, percorreu a Argentina com seu show Entre violas e couros. Foi idealizador e é curador pelo projeto musical Arreuní!, cujo intuito é promover encontros mensais com diversos artistas brasileiros e convidados estrangeiros. Em 2007 gravou Celebra Sonhos. Seu mais recente trabalho é Venta Moinho, lançado em 2013.

No próximo dia 3 de julho João Arruda fará um show para comemorar 10 anos de carreira, no Teatro Castro Mendes, situado em Campinas. O repertório da gravação ao vivo deverá compor o primeiro álbum exclusivamente autoral e terá ritmos como sambas de roda e rural paulista, música latino-americana, repentes e cocos de emboladas, além de contação de histórias; para cantá-las e contá-las, João Arruda mostrará todo o seu talento de multi-instrumentista tocando violas diversas, charango e tambores que permitam mostrar ao público sonoridades e cantigas que o influenciaram e que ele vem juntando e produzindo. O ator e diretor Esio Magalhaes, do Barracão Teatro, deverá “costurar” o espetáculo.

 KATYA TEIXEIRA

Katya Teixeira é cantora, compositora, multi-instrumentista e pesquisadora musical. Em mais de vinte anos de carreira já produziu os álbuns autorais Katxerê, Lira do Povo, Feito de Cordas e Cantigas; em parceria com Luiz Salgado (MG) lançou 2 Mares em 2014, indicado para o Prêmio da Música Brasileira. Ainda em 2014 recebeu a estatueta do Prêmio Brasil Criativo em reconhecimento à importância do Dandô Circuito Dércio Marques de Música, do qual é idealizadora e que promove a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões para criar um intercâmbio e gerar novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos, mas poderia ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida fora da “grande mídia”. Um artista saindo de cada cidade e passando por todos os pontos do circuito em uma caravana contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.

arreuni taquaral 2

 CONSUELO DE PAULA

Consuelo de Paula (Pratápolis/MG) é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical de seus próprios trabalhos. Samba, Seresta e Baião (1998); Tambor e Flor (2002); Dança das Rosas (2004); Patchwork (2008, lançado no Japão); Casa (2013); e o Tempo e o Branco (2015), além do DVD Nega, fazem parte da discografia de Consuelo. Com a antropóloga Lúcia Arrais Morales assina o livro A Poesia dos Descuidos (2011). Consuelo de Paula participava ainda pequena de festas folclóricas (Congadas e Folia de Reis) em sua cidade natal. Pesquisadora do folclore mineiro ela estudou canto, violão e percussão antes de se transferir para São Paulo e tornar-se artista que “canta com a autoridade de quem filtra e purifica a música”, na definição do crítico Luís Antônio Giron, da Rádio Cultura de São Paulo. “O resultado é um som sem contaminação, algo como o nascedouro da tradição e da modernidade, tudo ao mesmo tempo: quando ela canta parece colher as melodias de um prado, sem esforço, de uma maneira natural.”

LEVI RAMIRO

Natural de Uru, no interior Paulista, hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão Levi Ramiro iniciou a carreira tocando violão popular e adotou a viola como principal instrumento em 1995, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana. É autor de Maracanãs (1997); Viola de todos os cantos (2001); Mais uma saudade (2005); Nosso quintal (2008); Trilha dos Coroados (2009); Prosa na base do ponteio (2013), Capiau (2014) e Remanso (2015), fora as inúmeras participações em trabalhos de vários amigos de estrada.

No próximo dia 28, em Vitória (ES), começará o 18º Sonora Brasil, reconhecido como o maior projeto de circulação musical do país, e que difunde o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial de fundamentação artística. Os temas dessa edição é Ofícios — Cantos de trabalho e Violas brasileiras.  

Representando a categoria Violas Brasileiras de vertente caipira Levi Ramiro tocará a partir das 18 horas, no Teatro Glória, em companhia de outro violeiro ilustre, Paulo Freire (Campinas/SP), destacado contador de causos dos  mais autênticos das tradições do meio rural e que possui a experiência ímpar de ter convivido com Mestre Manelim, no sertão do Urucuia (MG). Levi Ramiro é respeitado por sua técnica e conhecimento raro sobre gêneros como o cateretê e o cururu, além de exímio construtor de viola de cabaça, instrumento que será apresentado durante o circuito.

Hostel Chaplin

O Barulho d’água Música fez a cobertura da edição especial do Arreuni! com apoio do primeiro hostel de Campinas, o Chaplins, que fica na rua Germano Caselato, 199, em Barão Geraldo, e tem excelentes e confortáveis acomodações em quartos simples ou para casais decorados com temas relativos a sucessos de bilheteria do cinema como Laranja Mecânica, Kill Bill, Amélie Poulain, Beleza Americana, Clube da Luta , V de vingança e detalhes de diversos filmes espalhados pela casa. O Chaplins está a 5 minutos a pé do terminal de ônibus de Barão Geraldo e a 10 minutos da Unicamp, perto de padarias, restaurantes, mercados e farmácias; para facilitar ainda mais sua locomoção, oferece serviço de locação de bicicletas. Entre os serviços há preços especiais para grupos e mensalistas, rede banda larga wi fi, café da manhã e piscina. A recepção atende 24 horas.

 

anuncio chaplins filme

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s