Aldy Carvalho, cantador de Petrolina (PE), apresenta-se em sarau de livraria paulistana

aldy arte
O canto de Aldy Carvalho “é sereno, sua voz é limpa, bonita, melodiosa, agradável”, afirmou um crítico musical paulistano, destacando que o pernambucano de Petrolina tem estilo “diferente do chamado forró, quase sempre vulgar e barulhento demais”. (Foto: Marcelino Lima)

 

O cantor e compositor Aldy Carvalho (Petrolina/PE) estará neste sábado, 30 de maio, entre os apresentadores convidados para nova rodada do Sarau dos Conversadores, evento marcado para a unidade Lorena da loja Livraria da Vila, com entrada franca. Os poetas e cantadores irão se revezar entre 19 e 21 horas. O endereço é Alameda Lorena, 1.731, no Jardim Paulista, bairro de São Paulo. 

Aldy Carvalho lançou, em novembro de 2014, Cantos d’Algibeira, seu terceiro álbum, selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira, aumentando a bela discografia que já possuía Redemoinho (1999) e Alforje (2011), trabalhos que receberam elogios da crítica especializada, uma das quais o Barulho d’água Música destaca, apontada por Dirceu Soares no extinto Jornal da Tarde. “A música de Aldy é diferente do chamado forró, quase sempre vulgar e barulhento demais”, observou Soares. “Seu canto é sereno, sua voz é limpa, bonita, melodiosa, agradável”.

Aldy Carvalho mescla e condensa em sua obra, de maneira particular, o seu universo de origem, o Nordeste. A paisagem nordestina em canções não estereotipadas resulta em interessante diálogo entre o Sertão — que mistura as mazelas euclidianas, o colorido sonoro de Guimarães Rosa, a alegria farsesca de Ariano Suassuna — e o meio urbano, cujo eixo é a temática universalizada de Manuel Bandeira

 “Tive os primeiros contatos com a música por meio do meu pai, João Joaquim L. de Carvalho, compositor, que me despertou o gosto pelo universo popular: a prosa, a poesia, a música e o teatro”, conta Aldy Carvalho. Seu repertório apresenta xotes, baiões, toadas, martelos, emboladas, toadas, modinhas, sagas e fábulas. “Elas são um ajuntado de cantigas e imagens, o lirismo do Sertão, das léguas que andei”.

 

10987362_984708288230605_4956814588441720864_o

Anúncios

4 respostas para “Aldy Carvalho, cantador de Petrolina (PE), apresenta-se em sarau de livraria paulistana”

    1. Nós também, Oneide Libório! Conhecemos Aldy Carvalho em um Sarau de Literatura de Cordel e, desde então, passamos a divulgar e sempre que possível acompanhar as apresentações dele. É um rapaz simples, mas de grande talento, cantando e tocando, com uma obra marcante inspirada no que o Brasil tem de mais rico que são elementos da cultura popular, notadamente os relativos à região Nordeste! Um abraço e obrigado pela mensagem!

      1. É uma satisfação para nós uma mensagem tua, cantador! A correria é grande e nem sempre nossos caminhos se cruzam, mas em breve esperamos reencontrá-lo! Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s