Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Zé Renato movimenta mais uma rodada do Composição Ferroviária, com abertura de João Paulo Amaral, em Poços de Caldas (MG)

Deixe um comentário

ze renato arte

Zé Renato já tem quase 40 anos de carreira no país como cantor solo ou integrante da banda Boca Livre e gravou neste período álbuns em homenagem a Silvio Caldas, Zé Keti e Orlando Silva, além de discos autorais  como o mais recente, Breves Minutos(Foto: Daniel Darcoso)

 

O projeto Composição Ferroviária, promovido em Poços de Caldas (MG) pelos músicos Wolf Borges e Jucilene Buosi terá mais uma rodada das mais especiais no domingo, 7 de junho, quando a atração será o boca livre Zé Renato (Vitória/ES). A partir das 10 horas, antes ainda da subida ao palco do convidado que se apresentará no pátio da estação de trens, sem cobrança de entrada, o público ainda poderá desfrutar de todo o talento do violeiro João Paulo Amaral (Mogi das Cruzes/SP).  

Junto ao Boca Livre ou em carreira solo, Zé Renato é reconhecido como músico versátil, criativo e atuante que conserva suas raízes ao mesmo tempo em que se lança ao novo. Sua trajetória começa em 1979 e pela banda Zil, em 1988, paralelamente a um intenso trabalho individual. Em 1984 a novela Roque Santeiro utiliza em sua trilha sonora A hora e a vez e Pelo sim, pelo não (ambas do álbum com Cláudio Nucci). Zé Renato também obteve projeção nacional com álbuns nos quais interpreta e homenageia Sílvio Caldas, Zé Keti e Orlando Silva. A discografia, que inclui discos para o público infantil e o de sambas Cabô (2000), Filosofia (baseado em repertório de Chico Buarque) e Tempo de Amar (2008), ganhou em 2010 o antológico Papo de Passarim (com Renato Braz) e no ano seguinte Breves Minutos.

jpaamaral arte 2

João Paulo Amaral é autor do primeiro mestrado no Brasil em Viola Caipira, pesquisando Tião Carreiro. É regente da Orquestra Filarmônica de Campinas e entre os vários trabalhos que já gravou está o álbum autoral Viola Brasileira o disco Levante, com o Trio Carapiá (Foto: Marcelino Lima)

 

   

João Paulo Amaral é violeiro, compositor e pesquisador que vem se destacando como um dos mais importantes nomes da viola de dez cordas, tanto no Brasil, como no exterior e por ter promovido o primeiro Mestrado em Música sobre viola caipira no país com foco em Tião Carreiro. Sempre requisitado para abrilhantar shows de vários artistas, já levou seu talento à Espanha, a Portugal, à Inglaterra e ainda ao México. Como instrumentista e arranjador já atuou em ou integra trabalhos com o Trio Carapiá, Conversa  Ribeira e Orquestra Filarmônica de Campinas, da qual é regente. Em 2011 lançou Viola Brasileira e nesta passagem por Poços de Caldas mesclará composições autorais e arranjos de clássicos caipiras instrumentais com canções autorais.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s